A jovem seleção da Inglaterra que disputa a Copa do Mundo da Rússia está resgatando o interesse dos britânicos após vários Mundiais seguidos de decepção. A audiência não para de bater recordes no país, e a tendência é que isso aumente ainda mais nas quartas de final.

Nesta terça-feira (3), o jogo em que a Inglaterra bateu a Colômbia nos pênaltis pelas oitavas de final chegou a um pico de 24,4 milhões de telespectadores na ITV, emissora que divide as transmissões com a BBC (a final será transmitida pelas duas). No ápice, quando Eric Dier bateu a cobrança decisiva e fez o gol da classificação, quatro em cada cinco TVs ligadas no Reino Unido (81%) estavam sintonizadas na ITV. Ao longo de toda a partida, a audiência média foi de 20,1 milhões de pessoas.

Foto: Reprodução / Twitter (@MarcusRashford)

De acordo com a imprensa britânica, os momentos finais da decisão por pênaltis foram os mais assistidos em todo o Reino Unido desde a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, em agosto de 2012.

Para se ter uma ideia, o recorde anterior em 2018 havia sido registrado na estreia do English Team na Copa, na vitória por 2 a 1 sobre a Tunísia, transmitida pela BBC, que havia alcançado 18,3 milhões de pessoas.

O streaming também fez sucesso e mais uma vez bateu recorde. Houve cerca de 3,3 milhões de solicitações para assistir on-line à vitória inglesa por meio do ITV Hub. Foi o evento ao vivo mais assistido da história da plataforma. O recorde anterior era da BBC, também em Tunísia x Inglaterra, com 3 milhões de solicitações.

Espera-se que o jogo das quartas de final diante da Suécia possa bater novos recordes, já que a partida será disputada no próximo sábado (7), dia em que muitas pessoas estão de folga de seus trabalhos.

Na imprensa britânica, há a expectativa até de um recorde histórico em Copas do Mundo. A maior média de audiência em um jogo válido por um Mundial na Inglaterra ocorreu na semifinal de 1990, quando os ingleses foram derrotados pelos alemães ocidentais nos pênaltis. Naquele dia, a média chegou a 26,2 milhões de telespectadores.


Notícia Copa do Mundo ITV audiência mídia Inglaterra Colômbia televisão streaming mercado marketing