A Copa do Mundo de Futebol Feminino da Fifa começou, mas bem antes da bola rolar nos gramados franceses, a Visa deu início a um planejamento para fomentar uma série de ações para fortalecer o compromisso de apoiar e empoderar a mulher como líder e agente de mudanças internacionalmente.

Este ano de 2019 marca o maior investimento da história da Visa no futebol feminino em escala global, o que representa um marco importante na jornada da nossa empresa. No Brasil, nossa intenção foi dar mais visibilidade ao esporte desde a última edição do campeonato, há quatro anos.

Desta vez, colocamos nosso plano em prática e desenvolvemos, pela primeira vez no país, campanhas e promoções exclusivas para o mercado. Como parceira oficial de todos os eventos esportivos da Fifa há mais de dez anos, pensamos que o maior campeonato de futebol feminino deveria receber apoio assim como o masculino e, portanto, implementamos muitas das ações realizadas durante a Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018.

Rodrigo Bochicchio, diretor de marketing da Visa (Foto: Divulgação)

Lançamos o movimento "Copa é Copa" para envolver parceiros, empresas e funcionários na torcida pelas atletas brasileiras. O próprio nome do movimento é uma demonstração do tratamento igualitário que damos às ambas competições – masculina e feminina.

Nossa proatividade influenciou positivamente nossos parceiros, já que muitos aderiram ao movimento. Alguns deles, inclusive, nos procuraram para conhecer a nossa atuação com o intuito de desenvolver suas próprias ações voltadas aos seus respectivos públicos e funcionários.

Mostramos aos nossos parceiros que mais do que a possibilidade de gerar bons negócios, esta é uma oportunidade de fortalecer o apoio ao futebol feminino, um esporte em franco crescimento no mundo, e à maior visibilidade à diversidade e ao empoderamento feminino.

Da mesma forma, apostamos na ativação interna, estimulando o engajamento de nossos funcionários. O escritório em São Paulo ganhou uma decoração especial com a temática do evento e estamos promovendo atividades como palestras com personalidades relevantes do esporte, campeonatos de futebol feminino de videogame, visita da Ettie, a mascote da Copa do Mundo na França, e pausas no trabalho para acompanhar os jogos do Brasil.

Vendo hoje o aumento do interesse do público e a adesão da mídia sobre a Copa do Mundo da Fifa deste ano, percebo que estamos no rumo certo. O torneio já bateu recorde na venda de ingressos – mais de 700 mil bilhetes vendidos – e com ingressos esgotados para várias partidas, segundo a Fifa.

Foi bastante desafiador dar o primeiro passo na divulgação deste campeonato e acredito que as nossas iniciativas ajudaram a aumentar a visibilidade do esporte e a valorizar o talento das jogadoras. Como marca e empresa, a Visa sempre trabalhou para ter um impacto positivo e transformador no mundo e o campeonato nos permite contribuir ainda mais para o movimento de igualdade, diversidade e inclusão, inspirando um movimento cultural centrado no empoderamento feminino.

Assim, independentemente do resultado do Brasil na competição, esta Copa já irá representar uma vitória para as mulheres. Dentro e fora de campo.

* Rodrigo Bochicchio é diretor de marketing da Visa


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