O Vasco é um dos dez clubes e o único brasileiro que assinou para fazer parte da Sport Innovation Alliance (SIA) ou Aliança de Inovação Esportiva (em português). O grupo foi criado com o objetivo de discutir maneiras de enfrentar melhor os desafios da transformação digital no futebol mundial e impulsionar a inovação tecnológica.

Além do clube brasileiro, fazem parte do projeto representantes de outros nove países. São eles: Real Sociedad (Espanha), Cagliari (Itália), Feyenoord (Holanda), Legia Warsaw (Polônia), Al-Ittihad (Arábia Saudita), Atlético Nacional de Medellín (Colômbia), Universidad Católica (Chile), Sporting Cristal (Peru) e Peñarol (Uruguai).

Vasco é o representante brasileiro na Sport Innovation Alliance (Foto: Reprodução / Twitter (@VascodaGama))

"A Sport Innovation Alliance é uma organização que mira a união de forças de grandes clubes para o desenvolvimento de novas startups ligadas ao esporte, sobretudo ao futebol. São as chamadas 'sports tech'. As startups de esporte já movimentaram cerca de US$ 8 bilhões só nos Estados Unidos em 2018, e alguns clubes já vêm criando seus 'hubs de inovação' para atrair estas empresas, que por sua vez se interessam por ter uma grande marca associada a seu produto ainda iniciante", afirmou Bruno Maia, ex-vice-presidente de marketing do Vasco e responsável pelo início das tratativas em março deste ano.

De acordo com a imprensa europeia, os clubes trabalharão em conjunto em quatro pilares: tecnologia, pesquisa, crescimento de receita e colaboração técnica. As equipes ainda reunirão recursos em uma tentativa de abordar as limitações de suas principais fontes de renda, além de proporcionar aos parceiros um maior retorno sobre o investimento, o que inclui encontrar soluções de transformação digital e desenvolver novas tecnologias em áreas como inteligência artificial (IA), dados e blockchain.

Por último, a SIA também atuará como garantidora de clubes que buscarem parcerias com empresas e desenvolvedores de tecnologia, oferecendo um processo de certificação. Além disso, com o objetivo de desenvolver parcerias globais aprimoradas, a aliança desenvolverá uma plataforma para reunir recursos, a fim de gerar uma proposta de patrocínio mais completa.

A colaboração conjunta também pretende criar uma série de eventos, como conferências, amistosos e até torneios de e-Sports, que serão realizados nos estádios dos dez clubes envolvidos.


Notícia Sport Innovation Alliance Vasco tecnologia inovação digital marketing mercado gestão estratégia internacionalização