O Utah Jazz anunciou, nesta quarta-feira (23), a renovação do contrato de patrocínio com a empresa de tecnologia Qualtrics. O acordo inicial terminaria ao final da atual temporada e foi renovado por mais três anos, encerrando-se ao final da temporada 2022/2023. Os valores não foram revelados.

A ideia da empresa é permanecer usando a visibilidade gerada pela parceria para promover o "5 for the Fight", uma iniciativa de crowdsourcing que incentiva os fãs a doarem US$ 5 para a luta contra o câncer. A Qualtrics também continuará como parceira de análise e experiência dos fãs da franquia.

"Eu acredito que o '5 for the Fight' é uma causa inspiradora e que todos nós podemos ter orgulho em apoiar. Agradeço à Qualtrics por adotar uma abordagem única e ativar o patrocínio usando um patch de camisa relacionado a um propósito maior, além de depois usá-lo em uma campanha global para arrecadar fundos para a pesquisa do câncer", afirmou Gail Miller, proprietária do Utah Jazz.

Foto: Reprodução / Twitter (@utahjazz)

A renovação do patrocínio entre equipe e marca ratifica o sucesso da estratégia comercial adotada pela NBA. Antes da temporada 2017/2018, a liga autorizou patrocínios de camisa pela primeira vez na história. À época, tratava-se de um programa piloto que foi instituído por três temporadas.

A ideia era usar esse período para ver quais seriam os resultados obtidos. E o sucesso foi absoluto. A NBA bateu a marca de € 1 bilhão em patrocínios na temporada passada e ainda viu suas 30 franquias com uma marca na camisa em certo momento. Atualmente, o Dallas Mavericks é o único que está sem aporte após rescindir contrato com o site e aplicativo de compra, troca e venda 5miles.

Como a última temporada do programa piloto é a que acabou de começar, não se sabia ao certo qual seria o futuro dos patrocínios de camisa na NBA. A renovação do Utah Jazz com a Qualtrics por mais três anos garante novo fôlego à estratégia e ainda deve servir como o precursor de uma série de renovações ou novos acordos fechados nos próximos meses dentro da principal liga de basquete do mundo.


Notícia Utah Jazz Qualtrics 5 for the Fight patrocínio marketing visibilidade mercado estratégia comercial basquete NBA