Os torcedores corintianos que deixaram a Arena Corinthians de Uber no último sábado (10), após acompanharem o empate por 1 a 1 no clássico diante do São Paulo, foram os primeiros a experimentar uma nova tecnologia exclusiva da plataforma de mobilidade urbana. Trata-se de uma funcionalidade para escoamento de multidões que tem como principal objetivo otimizar o fluxo de usuários e veículos na saída de grandes eventos.

Com a tecnologia, ao solicitar a viagem, ao invés da tradicional tela com a placa do carro, foto e nome do motorista, o usuário do app recebe um número PIN de 6 dígitos. Após o número ser digitado no aplicativo do motorista parceiro, a viagem é iniciada, com dados e endereço informados anteriormente.

Foto: Reprodução

A tecnologia é uma aposta da Uber para oferecer ao usuário uma maneira mais simples e rápida de voltar para casa após grandes eventos. A ideia é usada nos Estados Unidos, por exemplo, em eventos como o Super Bowl. No Brasil, a estreia foi na Game XP, realizada no Rio de Janeiro, no final de julho, quando a tecnologia funcionou durante os quatro dias de evento. A Arena Corinthians é o primeiro local na América Latina onde a nova tecnologia passa a ser usada em um ponto fixo permanente

O funcionamento se dá da seguinte forma: quando chegam ao local, os motoristas parceiros são orientados por uma equipe sobre o local de encontro determinado para embarcar os usuários. Esses, por sua vez, também são organizados por equipes Uber e direcionados para o embarque.

Ao solicitar uma viagem e receber um código, o usuário pode entrar em qualquer veículo identificado e digitar o número. Dessa forma, o fluxo de pessoas na saída de um grande evento é simplificado, e a experiência geral dos usuários se torna melhor. Isso porque motorista e usuário não precisam ficar procurando um pelo outro para embarcar.

Vale ressaltar que o uso da tecnologia é parte da parceria que tornou a Uber o aplicativo oficial de deslocamentos com ponto inicial ou final na Arena Corinthians em dias de jogos, com o objetivo de facilitar o acesso ao estádio e garantir mais conforto ao torcedor. A nova funcionalidade será sempre utilizada na área exclusiva Uber de embarque e desembarque, bem ao lado da Arena, no portão H.

O esquema montado para garantir a eficácia do sistema no estádio ainda conta com uma entrada exclusiva para o motorista, que poderá aguardar o final do jogo no estacionamento da Arena. Como não poderia ser diferente, o maior fluxo de torcedores e viagens acontecerá próximo ao apito final das partidas. Nesse momento, o usuário que desejar pedir um carro deverá sair pelo portão H e ficar atento às orientações no aplicativo.

A parceria é parte da estratégia da Uber de oferecer melhores opções de mobilidade e acessibilidade em todas as cidades onde opera. Por seu lado, o Corinthians também enxerga no app uma solução para melhorar a experiência dos torcedores que frequentam o estádio.


Notícia Corinthians Arena Corinthians Uber aplicativo mobilidade estádio plataforma tecnologia marketing estratégia transporte torcida