Foto: Reprodução / Twitter (@pyeongchang2018)

O Twitter divulgou os dados de repercussão dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, na Coreia do Sul, encerrados no último domingo (25). O engajamento dos usuários em torno da competição resultou em 33,6 bilhões de impressões (número de vezes em que os tuítes relacionados ao assunto foram visualizados na plataforma) no Twitter no mundo, a partir da publicação de 103 milhões de tuítes.

De acordo com a rede social, o destaque, entre os países, ficou com Coreia do Sul e Japão. Os anfitriões lideraram o ranking de nações que mais tuitaram durante a competição. O Japão ficou na segunda posição, mas teve os três principais picos de mensagens escritas.

O primeiro lugar foi alcançado quando os japoneses conquistaram as medalhas de ouro e prata (com Yuzuru Hanyu e Shoma Uno, respectivamente) na patinação artística individual masculina. Em seguida, ficou a vitória da equipe feminina de curling japonesa sobre a Grã-Bretanha, que valeu a medalha de bronze ao país. E, em terceiro lugar, novamente ficou o patinador Yuzuru Hanyu, no exato momento em que terminou sua apresentação na patinação artística individual e alcançou a marca que lhe deu o bicampeonato olímpico.

O Top 5 de países que mais tuitaram foi completado por Estados Unidos, Tailândia e Indonésia. Com quatro dos cinco líderes, fica clara a força que a Ásia possui nos Jogos Olímpicos de Inverno. A próxima será novamente lá, em Pequim, na China, em 2022.

Já entre os esportes, a patinação se destacou bastante. Patinação artística (1o), patinação de velocidade em pista curta (3o) e patinação de velocidade (4o) mostraram quem realmente manda nos corações dos torcedores em uma Olimpíada de Inverno. O xodó curling (2o) e o snowboard (5o) completaram o Top 5.

Entre os atletas, como não poderia ser diferente de acordo com os dados apresentados até aqui, o japonês Yuzuru Hanyu foi o mais comentado. Seu compatriota e medalhista de prata na mesma prova, Shoma Uno, e a sul-coreana Choi Min-jeong, da patinação de velocidade, fecharam o pódio.

Já a atleta que mais ganhou seguidores ao longo dos Jogos de Inverno foi a norte-americana Chloe Kim. Medalhista de ouro no snowboard halfpipe aos 17 anos de idade, ela angariou 320 mil fãs com sua participação em PyeongChang.


Notícia Twitter PyeongChang Jogos Olímpicos de Inverno Chloe Kim Yuzuru Hanyu patinação curling Coreia do Sul Japão