A pausa forçada do futebol fez com que os clubes europeus "descobrissem" a plataforma de streaming Twitch, especializada em e-Sports. Com boa parte dos clubes adotando as competições virtuais como um caminho para entreter e se conectar com o torcedor, a plataforma virou o meio de encontrar também um potencial fã que, às vezes, está mais afastado do cotidiano.

No final de semana, o Real Madrid anunciou a criação de seu canal dentro do Twitch para transmitir o torneio de Fifa20 promovido pela LaLiga, vencido, inclusive, por Marco Asensio, representante da equipe espanhola na competição. Mas o canal também tem servido para mostrar para o público jogos históricos do Real Madrid, como a estreia de Ronaldo pelo clube merengue, em 2002.

Foto: Reprodução / Twitch (RealMadrid)

"Queremos aumentar o escopo do nosso conteúdo diante das circunstâncias excepcionais e difíceis que estamos enfrentando", afirmou o Real no Twitter.

Em poucos dias, o clube espanhol conseguiu alcançar mais de 10 mil seguidores dentro da plataforma, muito graças à transmissão do jogo histórico de 2002 com a estreia do Fenômeno. Apenas a exibição da partida alcançou 10 mil visualizações, quase cinco vezes mais que a final do torneio de Fifa da LaLiga, disputada no último domingo (22).

A chegada do futebol com mais peso ao Twitch também pode auxiliar os clubes a combaterem a pirataria na transmissão dos jogos. Muitas vezes a plataforma é usada para mostrar de maneira ilegal partidas de competições de futebol.

LEIA MAIS: Torneios virtuais "bombam" e já alcançam audiência milionária

LEIA MAIS: Análise: Criatividade é caminho para superar crise

Mas o crescimento do e-Sports entre os clubes chegou a um novo capítulo realmente nesta quarta-feira (25), com o lançamento de um portal específico para torcedores disputarem competições promovidas pelo Wolverhampton, clube que disputa a Premier League. Em parceria com a Bundled, parceiro da equipe de e-Sports do clube, o site vai aproximar ainda mais o fã do futebol do mundo virtual e criar uma base de dados ao Wolves.

Foto: Divulgação / Wolverhampton

Nesta quinta-feira (26), às 14h30 (horário de Brasília), acontecerá um torneio de Fifa20 para torcedores cadastrados na plataforma. O campeão poderá enfrentar o vencedor de um torneio entre jogadores, que será disputado na sequência da competição dos torcedores. As partidas serão exibidas pelo canal do clube no Twitch.

Para as próximas semanas, a Bundled promete oferecer mais torneios de e-Sports aos torcedores cadastrados no site. Enquanto isso, o Twitch ganha cada vez mais relevância para os clubes. Afinal, a plataforma virou o lugar onde é possível mostrar uma transmissão ao vivo para os torcedores mesmo com todo o esporte paralisado pela pandemia do coronavírus.


Notícia Coronavírus Covid-19 pandemia gestão estratégia marketing ação virtual digital e-Sports Twitch Wolverhampton