O Tottenham anunciou nesta quarta-feira (12) um acordo com a plataforma de vídeo chinesa Douyin. O clube é o primeiro da Premier League a fechar parceria com o aplicativo de vídeo de formato curto, que tem mais de 100 milhões de usuários registrados e gera mais de um bilhão de exibições diárias.

Com o acordo, os Spurs demonstram um foco cada vez maior no mercado chinês, em especial entre os jovens do país. Isso porque 85% dos usuários da plataforma têm menos de 24 anos e é principalmente de olho neles que o clube fornecerá conteúdos como imagens de bastidores, making ofs e vídeos com lances de habilidades de atletas como Harry Kane, Dele Alli e o brasileiro Lucas.

Foto: Reprodução / Site (insidesport.co)

“Estamos constantemente buscando formas inovadoras de engajar ainda mais nossa base de fãs jovens e em crescimento. O progresso da nossa equipe em campo nos últimos anos, juntamente às performances de destaque de nossos jogadores na Copa do Mundo deste verão, levou ao aumento da demanda por conteúdo exclusivo do clube, em linha com a crescente popularidade do futebol na região. Estamos muito satisfeitos em lançar esta nova e empolgante parceria com a Douyin, a primeira de um clube da Premier League, e esperamos aproximar nossos torcedores chineses do clube e dos jogadores mais do que nunca”, declarou Donna Maria-Cullen, diretora executiva do Tottenham.

Vale ressaltar que os Spurs possuem cerca de 45 milhões de torcedores na China, com fã-clubes oficiais em Pequim e Xangai. Parte disso se deve ao sucesso da equipe em uma das redes sociais mais populares do país asiático, o Weibo, no qual o Tottenham tem 1,7 milhão de seguidores. O aplicativo chinês de mensagens WeChat também se mostrou proveitoso para o clube, com mais 25 mil seguidores até o momento.

Com o Douyin, a expectativa dos Spurs é que a base de fãs cresça ainda mais entre os chineses. O aplicativo foi o sexto mais baixado em todo o mundo no primeiro trimestre deste ano em dispositivos iOS e Android. Quando se fala em aplicativo para iOS sem ser de jogo, foi o mais baixado de todos.

O serviço permite que os usuários se engajem com clipes de vídeo de 15 segundos, com o conteúdo aparecendo na linha do tempo de cada indivíduo como resultado de um algoritmo projetado para fornecer aos usuários o conteúdo mais relevante para suas necessidades.

O lançamento no Douyin é o mais recente passo da parceria do Tottenham com a agência de marketing esportivo Mailman Group, sediada em Xangai, que impulsiona a atividade de mídia social do clube na China.


Notícia Tottenham Douyin plataforma aplicativo vídeo mídia rede social mercado chinês marketing estratégia