O esporte mais popular do Canadá está ameaçado pelo sucesso do Toronto Raptors. O desempenho do time na temporada da NBA tem feito com que o jovem do país troque o tradicional hóquei no gelo pelo esporte da bola laranja.

Uma pesquisa feita pelo Angus Reid Institute no Canadá mostrou que 40% do país decidiu acompanhar os playoffs da NBA depois que os Raptors conseguiram chegar às finais. Agora, com o time a uma vitória de se sagrar campeão sobre o favorito Golden State Warriors, até mesmo a soberania do hóquei dentro do país começa a ser colocada em xeque.

Scotiabank Arena, ginásio do Toronto Raptors, vem ficando lotado (Foto: Reprodução)

A pesquisa também questionou às pessoas o que elas fariam se tivessem de optar por assistir à final do basquete ou à Stanley Cup, a grande decisão do hóquei. Cerca de 38% dos canadenses mantiveram-se fiéis à tradição de seguir o esporte no gelo. Mas 33% das pessoas disse que acompanharia o basquete. Outros 29% disseram que não veriam nada.

A questão é que, entre os jovens, a popularidade do basquete está em alta. Para as pessoas entre 18 e 34 anos de idade, as finais da NBA são mais importantes que as do hóquei (45% contra 39% da preferência entre os homens, e 35% contra 32% entre as mulheres). A tradição fala mais alto entre os mais velhos. Os homens acima de 55 anos têm predileção pelo hóquei (49% assistiriam à NHL, enquanto 30% ao basquete). Já para as mulheres a diferença é menor (37% a 29%).

A pesquisa também mostra que os canadenses estão com o time: 47% das pessoas já consideram a equipe nacional. Provas claras de que o desempenho dentro de quadra ajuda - e muito - a ganhar adeptos fora das quatro linhas.


Notícia Toronto Raptors NBA Canadá público jovem mercado basquete hóquei visibilidade marketing esportivo