No início de julho, a Máquina do Esporte informou que a Bundesliga havia fechado uma parceria com a empresa de telecomunicações Vodafone para lançar a tecnologia 5G nos estádios que abrigam partidas do campeonato. E nesta segunda-feira (23), o jogo entre Wolfsburg e Hoffenheim, que acabou empatado em 1 a 1, marcou a estreia da novidade.

A Liga Alemã de Futebol (DFL) e a Vodafone ativaram a infraestrutura 5G na Volkswagen Arena pela primeira vez. Alguns convidados escolhidos pela entidade ainda puderam testar o protótipo do novo aplicativo em tempo real que a Vodafone, em parceria com a DFL, está desenvolvendo para um uso otimizado da rede 5G.

O aplicativo apresenta os dados do jogo visualmente e fornece gráficos ao vivo, além de estatísticas e análises, que estavam disponíveis apenas após as partidas na TV. Entre as novidades do novo aplicativo em tempo real está o fato de, por exemplo, o fã poder olhar para um atacante que está correndo em direção ao gol da equipe rival e descobrir, ali, no próprio celular, o quão rápido ele está.

Foto: Reprodução / Twitter (@UEFAcom_de)

"O 5G é o começo de uma nova era, e a Bundesliga está dando o primeiro passo. Juntamente com a Vodafone e o Wolfsburg, podemos apresentar este novo aplicativo que destaca o que a nova tecnologia é capaz. Um número crescente de espectadores de futebol usa uma tela adicional para fornecer mais informações durante a partida. Essas possibilidades também estarão disponíveis no estádio no futuro, graças ao 5G", celebrou Christian Seifert, CEO da DFL.

A abrangente coleta de dados de jogos da DFL é a base para a primeira aplicação 5G no esporte. Aproximadamente 3,6 milhões de pontos de dados de posição e 1.600 eventos de partidas (como gols, passes e faltas) por partida são coletados e distribuídos pela Sportec Solutions, subsidiária da DFL. Com o auxílio dessa experiência na área de tecnologia esportiva, também foi possível introduzir um novo sistema de rastreamento visual para a temporada atual do provedor de serviços ChyronHego. Isso permite capturar todos os jogadores, a bola e os árbitros com mais precisão e de maneira automática e, assim, fornecer os dados da posição ao vivo com a maior exatidão possível.

"Estamos expandindo a experiência do estádio para os fãs de futebol. Informações do mundo digital e emoções do estádio estão se fundindo. No futuro, os fãs de estatísticas poderão usar seus smartphones para visualizar todas as informações em tempo real, disponíveis de outra maneira apenas na televisão à noite", explicou Hannes Ametsreiter, CEO da Vodafone na Alemanha.

"Estamos muito animados por fazer parte do trabalho pioneiro do 5G como um dos impulsionadores da inovação da Bundesliga. Gostaríamos de agradecer aos nossos parceiros, a DFL e a Vodafone, pela confiança que demonstraram em nós. Foi uma estreia de sucesso na Volkswagen Arena. A preparação de dados relevantes ao vivo para dispositivos móveis fará com que a experiência do estádio no futuro seja ainda mais emocionante e interativa para todos os fãs", finalizou Michael Meeske, CEO do Wolfsburg.


Notícia Bundesliga DFL Vodafone 5G Wolfsburg Volkswagen Arena tecnologia aplicativo tempo real marketing mercado digital estádios