Anunciado como embaixador global da empresa chinesa de eletrônicos TCL em fevereiro, Neymar foi apresentado oficialmente pela marca nesta terça-feira (17), em um megaevento na zona oeste da capital paulista. De muletas, o atacante do PSG e da seleção brasileira foi apresentado por Rodrygo, revelação do Santos, que também assinou contrato com a multinacional há duas semanas.

Foto: Divulgação

Os dois jogadores, um de cada vez, foram submetidos a entrevistas coletivas. Neymar falou sobre futebol, mas, claro, preferiu dar ênfase ao novo patrocínio.

“Agradeço o carinho da família TCL. A marca me escolheu, e eu também escolhi a marca. Temos as mesmas ideias, o mesmo foco, a mesma intenção de querer sempre inovar e melhorar”, afirmou o atacante.

A escolha por Neymar mostra um novo passo da TCL em termos globais, mas especialmente no Brasil. Após chegar ao país em 2016 e se juntar à brasileira SEMP, formando a joint venture SEMP TCL, que está presente no mercado também com a marca Toshiba, a marca optou pelo futebol como alavanca para crescer no país.

“A SEMP sempre esteve ligada ao esporte e, em especial, ao futebol. Patrocinou grandes times como São Paulo e Santos, e fez aportes pontuais com tantos outros, por isso acreditamos que devíamos seguir essa estratégia”, revelou o presidente e CEO da SEMP TCL, Ricardo Freitas, em conversa com a Máquina do Esporte.

Já como TCL, a empresa fez aportes pontuais a Botafogo e Fluminense, e ainda firmou um contrato com a CBF para patrocinar os uniformes dos árbitros em todas as competições organizadas pela entidade (Séries A, B, C e D do Brasileiro, Copa do Brasil e todos os torneios de futebol feminino), além da Copa São Paulo de Futebol Júnior e a Copa do Nordeste.

“Escolhemos a arbitragem porque queríamos uma aproximação com o futebol, não com algum clube específico. Além disso, nossa mensagem pode ser vista em todos os jogos e ainda estamos ajudando o esporte, já que a verba que vai para a CBF ajuda na formação dos árbitros e acaba promovendo o futebol”, explicou.

Foto: Divulgação

A estratégia deu certo. No Brasil há pouco mais de um ano e meio, a TCL já enxerga mudanças drásticas desde que chegou. E tudo graças ao que Freitas chama de “poder do futebol”.

“Futebol é conteúdo. E o conteúdo do futebol está na TV. É uma conexão muito forte para o brasileiro. E é justamente quando ele assiste a um jogo no sofá de casa que está tendo esta conexão com a nossa marca. As coisas se completam”, disse.

Com a marca consolidada graças ao futebol, estava na hora de dar um passo adiante no crescimento. E é aí que entra a figura de Neymar.

“Existem jogadores objetivos, outros que são aguerridos. Neymar é diferente, é uma referência mundial por conseguir ser descontraído, leve, inovar o tempo todo. Ele carrega a criatividade junto com ele. Tudo isso bate com o que tentamos mostrar da nossa marca. A dupla Neymar e TCL possui uma associação de imagens muito forte. Agora, com ele, a gente eleva o patamar, eleva a percepção de marca, traz a marca para mais próximo do consumidor, pois o Neymar denota intimidade e tem essa proximidade com as pessoas”, destacou Freitas.

Foto: Divulgação

De acordo com a marca, o contrato com o atacante é “de mais de um ano”, o que deixa claro que o foco não é apenas a Copa, mas uma estratégia a médio prazo. Mais uma prova disso é o contrato assinado com a jovem promessa do Santos, o meia-atacante Rodrygo.

“Quatro meses atrás, ninguém sabia quem era esse menino. Agora, com o talento e a criatividade dele, já virou o que virou. É o típico caso que pensamos ‘temos que trazer esse menino pra gente’. Ele representa, assim como o Neymar, o melhor do futebol”, concluiu Freitas.

No evento, a TCL ainda aproveitou para apresentar a QLED TV X6, principal produto da marca, e a 4K UHD P6, televisão que está sendo lançada no Brasil e será a primeira a ter uma campanha protagonizada por Neymar, que já tem o aparelho em casa.

“Quando me vinculo a uma marca, quero saber quem são, quem está por trás. Por isso, posso dizer que tenho um carinho e um respeito pela TCL. Assistir televisão em um aparelho da marca dá uma sensação diferente, parece que tenho um cinema em casa, e dá pra se sentir como num estádio de futebol. Só espero não ter que ver a Copa do Mundo nela”, brincou.

Por fim, para não dizer que Neymar não falou de futebol, o craque garantiu que estará pronto para a Copa. Disse que o último exame para ser liberado a voltar aos gramados está marcado para 17 de maio e garantiu que fará de tudo para conquistar a Copa do Mundo.


Notícia Neymar Rodrygo TCL Copa do Mundo Rússia 2018 Semp Toshiba percepção de marca futebol patrocínio