O surto que pode se transformar em pandemia de coronavírus na China mexeu com dois pré-olímpicos que seriam disputados no início de fevereiro na cidade de Wuhan, capital da província da China central que registrou grande parte dos casos da doença até o momento. Tanto a disputa asiática do futebol feminino (3 a 9 de fevereiro) como os duelos do boxe da Ásia e da Oceania (3 a 14 de fevereiro) já tiveram seus locais modificados.

A Confederação Asiática de Futebol (AFC) já anunciou que o futebol feminino terá seus jogos disputados no Centro de Treinamento Esportivo Jiangning, em Nanjing, na província chinesa de Jiangsu. Já o boxe ainda não tem um novo local definido, apesar dos esforços das Filipinas para receber o evento.

Foto: Reprodução

"Já enviamos nossa candidatura para a força-tarefa do COI. Sentimos que temos condições, profissionais e locais de hospedagem para realizar as disputas", revelou Ed Picson, secretário geral da Associação de Alianças de Boxe das Filipinas.

A disseminação do coronavírus entre humanos que teve início na China pode ter tido origem em morcegos, como sugere uma análise genética do patógeno que até agora causou pelo menos 25 mortes e a infecção de mais de 600 pessoas em pelo menos seis países. Há a suspeita de que uma sopa de morcego consumida pela população justamente em Wuhan seja o principal foco da doença que atinge especialmente os pulmões.


Notícia Coronavírus surto doença futebol feminino boxe pré-olímpico Tóquio 2020