O Sesc São Paulo promoverá, na próxima quarta-feira (29), a 25ª edição do Dia do Desafio. Realizado sempre na última quarta-feira de maio, o evento teve a participação de 3.189 cidades de 14 países no ano passado. Mais de 37 milhões de pessoas "abraçaram" as diversas atividades gratuitas que têm como objetivo estimular a integração e a cooperação, por meio do incentivo à adoção de hábitos mais saudáveis e à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde.

Criado no Canadá, o Dia do Desafio é coordenado mundialmente pela The Association for International Sport for All (TAFISA) e no continente americano pelo Sesc São Paulo, com o apoio de instituições como a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e a International Sport and Culture Association (ISCA), e realizado pelas prefeituras municipais.

A ideia é a seguinte: diferentes cidades da América Latina se enfrentam em uma competição amigável na qual a população é incentivada a praticar atividades físicas e esportivas ao longo do dia. O município que conseguir mobilizar o maior número de participantes em relação à própria população total vence o desafio.

No ano passado, além do Brasil, participaram do evento cidades da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Este ano, assim como no ano passado e como será no ano que vem, a cidade de São Paulo concorrerá com Caracas, capital da Venezuela. As duplas de cidades que se "enfrentam" foram definidas por sorteio e duram por três anos.

Foto: Gustavo Basso

"Com o protagonismo compartilhado com instituições públicas e privadas, nesta data forma-se uma rede de pessoas que abraçam o desafio de oferecer oportunidades de tornar a vida de todos mais ativa. Cria-se então um cenário que favorece a motivação para a adoção de hábitos saudáveis na rotina que são essenciais na promoção do bem-estar social e a melhora da qualidade de vida da população, princípios da ação do Sesc", explicou o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

"Com o envolvimento de instituições de diversos setores, o Dia do Desafio chega à sua 25ª edição incentivando o compartilhamento de boas práticas, fazendo com que essa mobilização coletiva se fortaleça por meio da colaboração mútua, do apoio e da integração entre os mais diferentes parceiros, e ampliando cada vez mais ações de atividades físicas e esportivas realizadas no mundo inteiro", afirmou Maria Luiza Souza Dias, coordenadora do Dia do Desafio para o Continente Americano.

Com atividades em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo, o que inclui capital, interior e litoral, além de espaços públicos como o Terminal Rodoviário do Tietê, Parque da Juventude, Estação de Metrô Paulista da Linha 4 – Amarela e Parque da Luz, a programação oferece atividades gratuitas como aulas abertas, vivências, jogos e inúmeras práticas e ações com grandes nomes do esporte brasileiro.

De acordo com o Sesc, entre os nomes confirmados estão Daniele Hypólito, Arthur Zanetti, Flávio Canto, Claudinei Quirino, Marta Sobral, Poliana Okimoto, André Domingos, Alan Fonteles, Solange Frazão, Fernando Scherer (Xuxa), Diogo Silva, Hugo Hoyama, Karine Duarte e Diogo Sclebin.

A programação completa pode ser conferida no site sescsp.org.br/diadodesafio.


Notícia Sesc Dia do Desafio atividade física esporte marketing esportivo