Menos de duas semanas após anunciar o novo terceiro uniforme em parceria com a Umbro, o Santos apresentou nesta terça-feira (6) mais uma novidade sobre o assunto. Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o clube atuará com uma camisa em alusão ao Novembro Azul. A partida será diante da Chapecoense, na segunda-feira (12), no Pacaembu.

De acordo com o site do clube, as letras dos nomes dos jogadores e também os números das camisas serão modificados para a cor azul. Com a ação, o objetivo do Santos é conscientizar os torcedores santistas e também todos que estiverem assistindo ao jogo sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Além disso, a ideia é, ainda, alertar sobre certos preconceitos que existem sobre o assunto e que podem até custar vidas.

Foto: Reprodução / Site (santosfc.com.br)

A ação será realizada em parceria com o Instituto Lado a Lado, pioneiro da campanha no Brasil. Este ano, o mote da campanha é que “a vida não é um jogo”. Por isso, a entidade já começou a veicular que o próximo jogo do Santos será uma “luta pela vitória e também pela vida”.

Para se ter uma ideia, 68 mil casos de câncer de próstata são diagnosticados no Brasil por ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, e as maiores vítimas são aqueles que já passaram dos 50 anos, além de homens com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

A importância dos exames de prevenção está no fato de que, na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, os sintomas aparecem já com a doença em estágio avançado. Portanto, exames frequentes são fundamentais para que o problema seja descoberto a tempo. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família) devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.


Notícia Santos Novembro Azul Instituto Lado a Lado câncer de próstata ação conscientização uniforme marketing