O Farol Santander, edifício localizado no centro de São Paulo e considerado um centro de empreendedorismo, cultura e lazer, inaugurou, nesta quarta-feira (24), um novo andar de exposições com a mostra "Deu Liga! Uefa Champions League". Com curadoria de Leonel Kaz e Marcelo Duarte, a exposição faz parte de uma série de iniciativas da marca para ativar o patrocínio à maior competição de clubes do mundo e vai até o dia 28 de julho.

Foto: Reprodução / Instagram (@farolsantander)

Entre as atrações, a mostra disponibilizará ao público muita interatividade, painéis de jogadores em tamanho real, vídeos de lances marcantes, mostruários com camisas e uniformes completos de jogadores emblemáticos e equipes, além de bolas utilizadas em finais. Na abertura, nesta quarta-feira (24), o ex-jogador Ronaldo, garoto-propaganda do Santander, e até a taça do torneio, popularmente conhecida como "Orelhuda", estiveram presentes no 24º andar do edifício.

O troféu, no entanto, não continuará no local por conta de outros compromissos comerciais. Na próxima quarta-feira (1º), por exemplo, participará de uma ativação da própria Uefa no Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, que também contará com a presença do ex-jogador Luís Figo e a transmissão da partida entre Barcelona x Liverpool ao vivo.

"O Santander é um entusiasta do esporte em todo o mundo, e a Liga dos Campeões da Uefa é, hoje, a mais importante competição interclubes, acompanhada de perto em todos os continentes. A exposição é uma forma de prestar homenagem a um dos campeonatos que mais transcendem fronteiras. Esta é uma mostra única e inesquecível, feita para quem tem espírito esportivo e é apaixonado por futebol, assim como nós, no Santander Brasil", declarou Patricia Audi, vice-presidente executiva de comunicação, marketing, relações institucionais e sustentabilidade do Santander Brasil.

"Estamos apresentando uma exposição com estrutura cenográfica pop e linguagem contemporânea voltada à convivência harmoniosa dos povos. O futebol permite isso, ao mesmo tempo em que mexe com a paixão dos torcedores em todo o mundo", explicou Leonel Kaz.

Foto: Reprodução / Site (farolsantander.com.br)

Para quem chega ao 24º andar, o espaço está ambientado com bandeiras dos países de todas as equipes e jogadores participantes, e ao som das torcidas. Logo após, um grande painel com um mapa-múndi propõe a primeira interatividade: ao apertar os botões correspondentes aos 79 times que participam da atual edição do torneio, o visitante confere os nomes dos clubes, jogadores e suas nacionalidades. Os botões, que simulam os das antigas estações de metrô de Paris e Nova York, estão identificados com os escudos das equipes.

Em seguida, um grande monitor de vídeo apresenta uma seleção especial de lances marcante, como grandes defesas e gols de ídolos brasileiros, dos últimos anos da história do torneio. Outra experiência é um painel multimídia com uma seleção especial de fotos de jogadores, em tamanho real, dos 16 clubes que avançaram às oitavas de final na atual temporada.

No centro da mostra, quatro totens interativos permitem aos visitantes acessar informações, dados e curiosidades como histórico da competição, tabela com todos os times que já participaram do torneio, com números de jogos, gols, vitórias, derrotas e empates de cada um, e curiosidades sobre as nacionalidades e números gerais da competição.

Na parte histórica, há camisetas autografadas, uniformes completos e bolas utilizadas em jogos importantes. Entre os destaques estão itens como as camisas dos brasileiros Thiago Silva, Oscar e Luiz Gustavo, e também das estrelas Messi e Cristiano Ronaldo, além de bolas oficiais utilizadas na edição 2015/2016, autografadas por jogadores de Real Madrid e Barcelona.

Ao final, uma experiência interativa traz a simulação do torcedor no campo, ao som do tradicional hino da Champions League. O público pode, inclusive, tirar uma selfie para eternizar o momento.

Para fechar, outra novidade é a apresentação de um dispositivo, o Fieeld, que permite aos deficientes visuais sentir o futebol de uma maneira inédita. Com ele, é possível acompanhar os movimentos da partida e a trajetória das jogadas, que são previamente carregadas, utilizando as pontas dos dedos. A posição da bola é acompanhada por um sistema de câmeras de alta definição que cobrem todo o campo e repassam as coordenadas de localização da bola a todo instante.

Para chegar ao melhor resultado possível, o dispositivo foi testado por pessoas com diferentes graus de deficiência visual e diferentes sensibilidades nos dedos.Na exposição "Deu liga! Uefa Champions League", o Fieeld acompanhará vídeos de jogadas da atual edição do torneio, com destaques para gols dos brasileiros Neymar, Philippe Coutinho e Roberto Firmino.


Notícia Santander Champions League patrocínio marketing ativação exposição mostra estratégia mercado Farol Santander