A Roma anunciou na última semana a criação do “Botistuta”, um chatbot, palavra que mistura outras duas (chat e robot), para ser o responsável pelo atendimento ao cliente na plataforma Facebook Messenger do clube. O nome do robô é uma homenagem ao ex-atacante argentino Gabriel Batistuta, que brilhou com a camisa do clube e foi um dos grandes responsáveis pelo título italiano na temporada 2000/2001.

Foto: Reprodução / Twitter (@ASRomaEN)

A ideia de criar o robô surgiu de uma parceria feita pela Roma com a We Build Bots, uma desenvolvedora de software britânica. O objetivo era inventar uma maneira de responder dúvidas de fãs do clube de maneira rápida e prática no Facebook Messenger. O “Botistuta” usará inteligência artificial com o intuito de ajudar a melhorar o engajamento dos clientes na plataforma on-line.

De acordo com a Roma, a escolha do nome se deu após uma pesquisa de opinião com os torcedores realizada no Twitter do clube. Batistuta atuou com a camisa grená em 63 jogos e marcou 30 gols. Até hoje, é um dos jogadores mais queridos pelos fãs do time da capital italiana.

“Com o ‘Botistuta’, esperamos que a tecnologia nos ajude a acelerar o tempo de resposta para toda a base de fãs do clube”, afirmou Paul Rogers, diretor de mídia digital da Roma.

“A AS Roma tem uma reputação de inovar no espaço social e digital, e nós estávamos muito interessados ​​em trabalhar com eles neste projeto. Nos próximos meses, vamos integrar ainda mais nossa plataforma e os recursos de integração profunda para que o ‘Botistuta’ possa ajudar a Roma a se conectar e se envolver ainda mais com seus apoiadores”, concluiu Paul Shepherd, presidente executivo da We Build Bots.


Notícia Roma Batistuta Botistuta Facebook Messenger robô engajamento torcedor estratégia rede social digital tecnologia We Build Bots