A Puma anunciou nesta terça-feira (19) que o rapper americano Jay-Z é o novo diretor de criação das operações de basquete da marca alemã. A notícia vem na sequência de outro anúncio: a volta da Puma ao mercado do basquete após uma ausência de 20 anos, que já havia sido antecipada pela Máquina do Esporte em março.

De acordo com a marca, Jay-Z será o responsável por liderar projetos criativos e de marketing do novo braço de basquete da Puma. O rapper também terá um papel importante para ajudar a detectar talentos entre os jogadores da NBA para que se juntem à marca.

Foto: Divulgação

Na volta ao basquete após tanto tempo, a Puma já deu um passo importante. Antes do draft da NBA, marcado para a próxima quinta-feira (21), a marca anunciou acordos com três jovens promessas que devem ser selecionadas na primeira rodada. Deandre Ayton, Marvin Bagley III e Zhaire Smith assinaram contratos de vestuários e calçados “por vários anos”.

A marca ainda aproveitou o momento para assinar um contrato vitalício com Walt Frazier, uma lenda da NBA que atuou por New York Knicks e Cleveland Cavaliers, e hoje está com 73 anos.

Para se ter uma ideia, o último passo da Puma no basquete havia sido a assinatura com Vince Carter em 1998. Hoje, aos 41 anos, o jogador atua pelo Sacramento Kings e está prestes a se aposentar.

“Está claro que estamos olhando para o basquete através das lentes da cultura e pensando sobre a moda do basquete, a música do basquete e todos os aspectos da cultura em torno do basquete”, explicou Adam Petrick, diretor global de marca e marketing da Puma.

Novo diretor de criação, Jay-Z, cujo nome de batismo é Shawn Corey Carter, tem 48 anos e, além de rapper, também é compositor, produtor e empresário. Casado com a também cantora Beyoncé, o artista nunca escondeu ser um apaixonado por basquete.


Notícia Puma basquete NBA Jay-Z mercado gestão estratégia marketing patrocínio