Há exatos 10 anos, no dia 16 de agosto de 2009, Usain Bolt colocava ainda mais seu nome na galeria dos maiores atletas de todos os tempos. À época, o jamaicano marcou 9.58 segundos na prova dos 100 metros rasos do Mundial de Berlim, na Alemanha, bateu o recorde mundial de 9.69 segundos que era dele mesmo e estipulou um tempo que até hoje não foi superado.

Naquele dia, assim como até os dias atuais, em que já está aposentado do atletismo, Bolt calçava sapatilhas da Puma, sua patrocinadora há mais de uma década. Para celebrar a data, a marca decidiu levar a Theseus Pro, apelidada de Puma Yaam, modelo que Bolt vestia na quebra do recorde para o "Puma Archive", sala de exposição que serve como uma espécie de arquivo da fabricante em Herzogenaurach, na Alemanha.

Foto: Reprodução

Além disso, a Puma decidiu homenagear Bolt com um presente entregue ao jamaicano. Trata-se de um retrato feito pelo artista suíço David Diehl. De acordo como a marca, "a pintura é a maneira perfeita de capturar a ‘persona’ de Usain e seu amor pelos esportes".

"A imagem usada como inspiração para a pintura foi tirada do dia em que ele quebrou o recorde mundial e ganhou o título de homem mais rápido do mundo. Diehl foi escolhido para criar esta pintura por conta do seu trabalho no mundo do futebol. Ele já criou vários perfis de ícones de futebol. Assim, 'Usain St. Leo Bolt' é uma obra que lembra ícones bizantinos, fazendo com que Bolt pareça um santo da vida real", revelou a marca alemã, em nota enviada à imprensa.

"Ser capaz de comemorar o 10º aniversário do recorde de Usain é algo que acontece uma vez na vida. Ele é um símbolo de excelência para todos, especialmente atletas. Podemos dizer que, em muitos aspectos, Bolt foi o ponto de partida para quem somos hoje como marca. Ele é a personificação do 'Forever Faster' e a essência do DNA da Puma. Temos trabalhado com ele desde a adolescência e, desde então, ele tem sido nosso ícone, nossa inspiração. Fomos abençoados por tê-lo como membro da nossa família", declarou Adam Petrick, diretor global de marca e marketing da Puma.

A fabricante alemã ainda publicou um vídeo no YouTube com jamaicanos demonstrando tudo que sentem em relação ao seu esportista mais ilustre. O próprio Bolt também lembrou da data com um vídeo em sua conta oficial no Twitter. Assista aos dois abaixo:


Notícia Puma Usain Bolt recorde mundial 100 metros atletismo celebração marca patrocínio marketing esportivo