Uma aliança até certo ponto inusitada foi anunciada no mundo do futebol nesta sexta-feira (7). O PSV Eindhoven, da Holanda, e o Chivas Guadalajara, do México, selaram um acordo em que se comprometem a compartilhar conhecimento na área comercial e também no assunto que mais lhes interessa: o futebol.

Foto: Reprodução

“Eles deixaram claro que querem realmente desenvolver uma forma de cooperação. O Chivas é um clube enorme em uma região que é muito interessante para nós, inclusive porque essa região ultrapassa seus limites, tornando o clube importante também nos Estados Unidos. Eles querem compartilhar isso conosco, o que realmente nos ajudará com nossas ambições”, declarou Frans Janssen, diretor comercial do PSV.

A relação entre os dois clubes começou em 2006, quando o time mexicano efetuou a venda do zagueiro Carlos Salcido à equipe holandesa. Desde então, os dois clubes mantém um relacionamento relativamente próximo, mas nunca haviam selado algum acordo do tipo.

De acordo com a imprensa europeia, a atitude demonstra o pensamento do PSV de focar na internacionalização do clube em 2019, já que o time holandês perdeu muito da força que teve no futebol do continente, em especial quando contou com alguns dos melhores jogadores do mundo, como Romário, Ronaldo, Gullit, Van Nistelrooy e Robben.

Por outro lado, o acordo também denota um passo do Chivas Guadalajara no sentido de se aproximar do futebol europeu e também, claro, começar um projeto de internacionalização da marca do clube.


Notícia PSV Chivas compartilhamento aliança conhecimento comercial marketing mercado estratégia gestão