Quem assistiu ao jogo entre Corinthians e Athletico-PR (que teve transmissão até para o exterior) nesta quinta-feira (10), válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, deve ter percebido que estavam faltando algumas letras nos logotipos dos patrocinadores que estampam a camisa do clube. O que pode ter parecido para alguns como falta de qualidade do material ou algo do tipo, na verdade foi uma ação de conscientização promovida pela equipe paulista.

A ideia corintiana foi incentivar a doação de órgãos. Nove marcas que fazem parte do atual uniforme do Corinthians participaram da ação. Com as nove letras retiradas, formou-se a expressão "Doe Órgãos": Hapvida (D), Joli (O), ALE (E), Positivo (O), Universidade Brasil (R), BMG (G), Cartão de Todos (Ã), Poty (O) e MarjoSports (S).

Foto: Reprodução / Twitter (@Corinthians)

Além disso, o setor de responsabilidade social do clube levou pessoas que necessitam de transplante de órgãos e outras que já conseguiram o transplante para assistir ao jogo ao vivo na Arena Corinthians. Um vídeo de conscientização também foi exibido no telão durante o intervalo da partida que terminou empatada em 2 a 2.

Batizada de #Juntos, a ação tem o apoio institucional da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). Desde 2014, a hashtag tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de ser um doador de órgãos.  

Como a torcida corintiana supera 30 milhões de pessoas, a ideia foi sensibilizar esse grande número de cidadãos sobre o assunto. Atualmente, mais de 40 mil pessoas aguardam nas filas de transplantes, à espera de um órgão, em todo o território nacional.


Notícia Corinthians Doe Órgãos doação de órgãos conscientização ação patrocinadores estratégia