Coordenada pelo Sesc São Paulo e consolidada como um dos principais movimentos no combate ao sedentarismo, a "Semana Move" chegará à sua 7ª edição entre os dias 21 e 29 de setembro. A ação tem como objetivo sensibilizar pessoas de todas as idades a conhecer, experimentar, retomar ou mesmo manter a prática de diferentes modalidades físico-esportivas.

De acordo com o Sesc São Paulo, a "Semana Move" contará, neste ano, com mais de 800 atividades, como apresentações esportivas, aulas abertas, bate-papos, competições, corridas, oficinas, passeios ciclísticos e vivências. As unidades da capital, interior e litoral do estado de São Paulo estarão envolvidas, além de alguns espaços públicos que serão ocupados.

Desde 2015, a ação é realizada na América Latina, com apoio da ISCA (International Sports and Culture Association) e participação simultânea de 13 países: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Foto: Reprodução

"A 'Semana Move' é o principal legado da Campanha Move Brasil que movimentou o país e criou uma rede de movedores em combate ao sedentarismo. Realizar a sétima edição do evento consolida esta rede que se destaca pela promoção do esporte e da atividade física para todos. Nesta semana, atividades gratuitas ganham ruas, praças, espaços públicos, além de outras cidades e países com o objetivo de conscientizar pessoas e comunidades para os benefícios de uma vida ativa e saudável", afirmou Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc.

Também integram a programação atividades desenvolvidas por mais de 50 movedores, de indivíduos a organizações, que acreditam ser possível, por meio de uma ação conjunta, ampliar o número de praticantes de atividades físico-esportivas de maneira regular.

"A 'Semana Move' representa uma das principais ações institucionais da área de desenvolvimento físico-esportivo no combate ao sedentarismo, consolidando-se como uma iniciativa importante para tornar mais ativa fisicamente a população brasileira, bem como os demais participantes da campanha em 12 países latino-americanos. Amplia-se, assim, o interesse das pessoas pelas práticas físico-esportivas e promove-se o acesso ao lazer aos nossos frequentadores e à comunidade em geral", explicou Maria Luiza Souza Dias, gerente de desenvolvimento físico-esportivo do Sesc São Paulo.

Um dos destaques de toda a programação da campanha será o Sesc Avenida Paulista. O local receberá estrelas do esporte nacional, como Rafaela Silva, judoca medalhista de ouro olímpica, o ex-judoca Flávio Canto, que conquistou uma medalha de bronze olímpica, a ex-ginasta Laís Souza e Tifanny Abreu, primeira transexual a disputar uma partida oficial da Superliga de Vôlei.

Entre os dias 22 e 27, em uma parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, uma Arena Paralímpica será ambientada na Praça, localizada na entrada da unidade e levará aos visitantes a vivência do basquete em cadeira de rodas, futebol para cegos, tênis de mesa, bocha e atletismo.

A programação completa pode ser encontrada aqui.


Notícia Sesc São Paulo Semana Move esporte atividade física prática campanha sedentarismo saúde bem-estar