Foto: Divulgação

O Peru começou a anunciar os investimentos que fará para receber, pela primeira vez em sua história, os Jogos Pan-Americanos de 2019. A estimativa é que o país gaste cerca de 130 milhões de euros em infraestrutura.

De acordo com o Comitê Organizador dos Jogos, grande parte do dinheiro será investido na reforma da Villa Deportiva Nacional (Videna), localizada no distrito de San Luis, na capital Lima. Ao lado do Estádio Nacional, a Videna é um dos principais recintos para prática esportiva do país.

O local terá a construção de um novo centro aquático, a instalação de uma cobertura no velódromo já existente e a total reformulação do estádio, em especial da pista de atletismo. Além disso, serão instaladas arquibancadas temporárias para garantir um espaço e um conforto maiores ao público que for prestigiar o evento. A ideia do Comitê é fazer um grande esforço de marketing em cima da competição, justamente por ser a maior que o país já sediou na história.

Vale ressaltar que a Videna receberá vários dos esportes disputados no Pan, como atletismo, natação, polo aquático, nado sincronizado, saltos ornamentais, ciclismo de pista, levantamento de peso, badminton, tênis de mesa, handebol e boliche. São esperados cerca de 6.700 atletas ao todo.

Os Jogos Pan-Americanos de 2019 serão disputados de 26 de julho a 11 de agosto. É a primeira vez que o Peru recebe a competição, que teve início em 1951, em Buenos Aires, na Argentina. O Brasil já foi anfitrião dos jogos por duas vezes: em 1963, em São Paulo, e em 2007, no Rio de Janeiro.


Notícia Peru Lima Jogos Pan-Americanos 2019 Videna investimento