A Evonik renovou seu contrato de patrocínio máster ao Borussia Dortmund até 2025. Além do novo acordo, a empresa, uma das maiores em indústria química da Alemanha, resolveu ampliar a parceria com o time, que foi vice-campeão da Bundesliga na última temporada. Agora, a marca detém parte das ações do clube.

A empresa fechou a compra de 6,12 milhões de ações do Borussia, ao custo de 4,37 euros cada uma. No total, foram investidos 26,7 milhões de euros (R$ 80 milhões) para comprar 9% do total de ações. Dessa maneira, a Evonik se torna a segunda maior acionista do time.

Considerando o valor de ações, hoje o Borussia Dortmund está avaliado em 274 milhões de euros. O valor é alto para um clube de futebol, mas fica pouco significativo próximo da própria Evonik. A empresa vale 13,4 bilhões de euros no mercado.

Segundo a empresa, o investimento está calcado na importância do time para a marca nos últimos anos. A parceria entre as duas partes teve início em março de 2006. Na época, 47% dos alemães tinham familiaridade com a Ivonik. Atualmente, esse número chega a 64%.

Recentemente, outro patrocinador do futebol alemão tomou a mesma decisão. A Allianz patrocina a Allianz Arena, estádio do Bayern de Munique. Neste ano, a seguradora avançou na parceria e comprou 8,3% das ações do clube. A negociação foi de 110 milhões de euros. Na equipe bávara, Audi e Adidas também têm ações concomitantemente ao patrocínio.


Notícia Borussia Dortmund Borussia Dortmund