Departamento de marketing e departamento de futebol não costumam trabalhar juntos no dia a dia de uma temporada convencional. No Paraná, no entanto, esse cenário tem sido alterado graças a uma preocupação pelo endomarketing que, segundo o clube, tem servido para ajudar na união dos jogadores e na manutenção do time no G4 da Série B do Campeonato Brasileiro.

A diretoria de marketing do Paraná não conta detalhes, mas afirma que lida com jogadores e comissão técnica para passar o que é o clube e o que anda acontecendo nos bastidores. “Tentamos alinhar as expectativas e os esforços das quatro linhas com os de fora das quatro linhas do campo”, explica o vice-presidente de marketing da equipe, Wladimir Carvalho.

Mesmo sem detalhar métodos e conteúdos, Carvalho conta que o marketing do Paraná trabalha a imagem do clube com os torcedores ressaltando a história do time, com a presença até de ex-presidentes. Além disso, ações com os torcedores são passadas, como o programa de sócio-torcedor e a campanha “O Paraná Somos Nós”.

O maior objetivo é esportivo, com um maior envolvimento dos jogadores com o clube e uma maior união do elenco. Mas, para o marketing, há outra vantagem, apontada nas redes sociais. Como os departamentos têm ficado unidos, a presença dos jogadores na página do Facebook, por exemplo, é constante, o que atrai os torcedores para os meios online do Paraná.


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