O Barcelona anunciou nesta sexta-feira (15) que a estrela do basquete espanhol Pau Gasol é o novo embaixador global do clube. O objetivo do Barça é usar o prestígio do jogador, vice-campeão olímpico em 2008 e 2012, e duas vezes campeão da NBA pelo Los Angeles Lakers, nos Estados Unidos. Aos 38 anos, Gasol atua no principal torneio de basquete do mundo desde a temporada 2001/2002 e acabou de trocar o San Antonio Spurs pelo Milwaukee Bucks.

Com o acordo, fica clara a intenção do astro espanhol de permanecer ligado ao esporte após se aposentar, o que deve acontecer nos próximos anos. Já pelo lado do Barcelona, além de usar o atleta como embaixador global, o clube ainda terá na figura de Gasol um conselheiro estratégico nos Estados Unidos "para aumentar a influência do Barça e atrair potenciais parceiros de negócios em um dos maiores mercados do mundo" no basquete, mas principalmente no futebol.

Foto: Reprodução / Twitter (@paugasol)

"A relação do atleta com o clube ajudará a aumentar a base de fãs que o Barça tem nos Estados Unidos e que cresceu consideravelmente após dois verões consecutivos de turnês de pré-temporada. Gasol será o aliado ideal para fortalecer a marca do clube e ajudar a abrir novas oportunidades de negócios graças ao seu prestígio, experiência e rede de contatos no país", afirmou o Barcelona, em comunicado oficial divulgado após o anúncio da contratação feito em Miami.

"Temos certeza de que com Pau Gasol poderemos nos fortalecer nos Estados Unidos. Além disso, a colaboração entre sua fundação e a Fundação Barça ajudará muitas crianças que precisam ao redor do mundo", declarou Josep Maria Bartomeu, presidente do clube catalão.

"Após anos jogando na melhor liga de basquete do mundo, espero contribuir com o conhecimento que adquiri e ajudar o clube na consolidação da marca Barça no contexto americano. É um desafio que enfrentarei com grande entusiasmo", disse Gasol.

A contratação do atleta como embaixador fora das quadras mesmo ainda atuando é o segundo passo dado da estratégia adotada pelo Barcelona nos EUA. Antes disso, o clube promoveu uma grande reestruturação de seu escritório em Nova York.


Notícia Pau Gasol Barcelona basquete futebol embaixador marketing mercado americano estratégia gestão