A organização internacional love.fútbol, sediada em Recife (PE), foi a vencedora na categoria Esporte para Cidades & Comunidades Sustentáveis do Prêmio Global Beyond Sport 2019. A premiação, realizada na semana passada em Nova York, reconhece projetos e organizações mundiais que usam o esporte como ferramenta para contribuir com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

A categoria Esporte para Cidades & Comunidades Sustentáveis foca em iniciativas que usam o esporte como forma de tornar comunidades ou cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis; para criar ou melhorar infraestrutura; ou para promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo. Para a love.fútbol, o prêmio representa o reconhecimento dos principais pilares da organização: sustentabilidade e metodologia focada no engajamento comunitário.

Foto: Reprodução / Site (lovefutbolbrasil.org)

"A love.fútbol cria espaços de jogo que são abertos e democráticos, e que, desde a fase de planejamento até a gestão e sustentabilidade do espaço, traz os vizinhos para o centro do processo. Nosso projeto é uma boa representação do que nós queremos para nossas cidades: que sejam participativas, focadas nas pessoas, com redes fortes de colaboração para desenvolver as próprias comunidades", explicou Breno Lacet, diretor de desenvolvimento da love.fútbol.

Em Pernambuco, a love.fútbol já realizou seis projetos na capital Recife, além de Cabo de Santo Agostinho, Olinda e São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana, e Garanhuns, no Agreste do estado, onde está construindo o sétimo projeto, em parceria com a rede Ferreira Costa, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo de Pernambuco. No mundo, a organização atingiu a marca de 42 projetos realizados em oito países: Argentina, Austrália, Brasil, Colômbia, Egito, Guatemala, Índia e México.

Esta é a terceira vez que a love.fútbol, com a missão de garantir espaços de jogo para todas as crianças, chega à final do Prêmio Beyond Sport e a segunda em que é reconhecida com o prêmio. Em 2009, a organização foi finalista na categoria "Melhor Novo Projeto", dois anos depois da realização dos primeiros campinhos na Guatemala. Em 2017, esteve em três categorias: "Esporte para Cidades & Comunidades Sustentáveis", "Melhor Campanha Corporativa ou Iniciativa em Esporte para o Bem", em parceria com a Unilever, da qual saiu vencedora; e "Uso Corajoso do Esporte", representada pelo diretor de operações Manoel Silva.

A Beyond Sport é uma organização global que promove o papel que o esporte pode ter na criação de mudanças sociais sustentáveis. Nos últimos 10 anos, desenvolveram um movimento de formadores de opinião progressistas para ir além de divisões culturais, sociais, geográficas, políticas e sociais, e criar soluções de longo prazo. Ao longo da história, a premiação encabeçada pela organização já recebeu mais de 2.800 inscrições e alcançou 154 países.


Notícia Love.fútbol Beyond Sport prêmio esporte comunidade sustentável mercado gestão