Nesta sexta-feira (8), celebra-se o Dia Internacional da Mulher. E, como poucas vezes foi visto, o mercado esportivo tem se movimentado para que a data seja memorável para o público feminino. Com a Nike e a Adidas em primeiro plano, diversos agentes do esporte colocaram a questão em evidência para posicionar a marca e também para aumentar o faturamento.

Após a Nike lançar uma nova campanha para enfatizar a força das mulheres dentro do esporte, inclusive com ativação no Brasil, com uma exposição a céu aberto em São Paulo, foi a vez da Adidas ressaltar a importância desse público.

Na quinta-feira (7), com foco no Dia Internacional, a marca alemã lançou a segunda parte da campanha "she breaks barriers", que teve início no fim de 2018.

"Nós nos comprometemos a garantir que teremos representação igual de gênero em todos os nossos canais sociais. Esse é o primeiro passo para mudar a forma como abordaremos a criação de conteúdo no futuro", cravou a vice-presidente da companhia, Nicole Vollebregt, em comunicado enviado à imprensa.

Foto: Reprodução

O movimento mais forte das duas marcas tem puxado outras companhias dentro do esporte. Neste ano, por exemplo, a Centauro fez ação maior para atrair o público feminino, em parceria com as próprias Adidas e Nike, além de outras empresas do segmento. Em um shopping de São Paulo, a unidade terá venda exclusiva de artigos para as mulheres, entre roupas, calçados e acessórios.

A Netshoes, concorrente da Centauro, afirmou que tem cada vez mais alterado o site para abraçar o público feminino em áreas que costumavam ser mais ligadas aos homens. O futebol, que tem sido usado em peso por Nike e Adidas, é um bom exemplo: em um ano, o volume de venda para o público feminino subiu 55%.

Outros agentes do futebol também têm ficado mais próximos do mercado de mulheres. O Corinthians dará sequência à campanha "respeita as mina" e, durante todo o mês de março, fará ações com vídeos e webséries que debatem a violência, o mercado de trabalho e a presença do público feminino nos estádios.

Haverá ao longo do fim de semana outras ações pontuais de times para o Dia Internacional da Mulher. O Athletico Paranaense, por exemplo, terá uma partida preliminar com o time feminino no domingo (10), com entrada gratuita de mulheres acompanhadas de um sócio ou sócia do clube. Tíquete gratuito, por sinal, tem sido uma estratégia em comum entre diversos times que querem se aproximar das torcedoras.


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