A Nike lançou, nesta terça-feira (6), os novos uniformes da seleção brasileira masculina de basquete. Os fardamentos serão utilizados no Mundial que será disputado na China, entre 31 de agosto e 15 de setembro, mas a estreia será já nesta quinta-feira (8), em um amistoso diante do Uruguai.

De acordo com a marca americana, a inspiração para os uniformes veio dos títulos mundiais conquistados pelo país na modalidade. As faixas verticais encontradas nas laterais da camisa fazem referência ao uniforme usado pela seleção masculina que conquistou o mundo pela primeira vez em 1959 (ainda haveria um segundo título, em 1963).

Fotos: Divulgação / Nike

Já a cor amarela, reconhecida mundialmente pela tradição brasileira nos esportes, retorna às quadras de basquete como fardamento principal da seleção nas cores que predominavam nos uniformes da seleção feminina que ganhou sua primeira e única Copa do Mundo em 1994.

Predominantemente verde com faixas amarelas nas laterais, o segundo uniforme segue o mesmo design da camisa principal, mas com as cores invertidas. Na parte interna da gola, a bandeira nacional presta homenagem ao país nos dois modelos.

"Sabemos da importância da camisa amarela para o Brasil e ficamos satisfeitos em poder utilizar como inspiração conquistas tão importantes da história do basquete nacional. Mais ainda pela possibilidade de conectar essa herança com os elementos de inovação e tecnologia propostos pela Nike para este Mundial na China", revelou Diego Garcia, gerente de marketing esportivo da Nike do Brasil.

"Essa camisa é tradicional e bem bonita, além de simbolizar uma época de muitas conquistas do nosso basquete. Por isso, vamos trazê-la de volta aos selecionados nacionais, reverenciando as nossas maiores conquistas e homenageando aqueles que fizeram história. Agradecemos à Nike pela grande parceria com o basquete brasileiro", declarou Guy Peixoto, presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Em termos técnicos, os novos uniformes tentam mesclar o estilo da Nike com o que há de mais moderno em inovação, tecnologia e sustentabilidade. As camisas foram 100% produzidas com poliéster reciclado e material leve e durável, projetado para melhor ajuste e maior circulação de ar no corpo.

Os uniformes estarão disponíveis no e-commerce da Nike a partir desta quinta-feira (8). Pela primeira vez, o fã terá a opção de personalizar as camisas com o nome e o número que preferir. A coleção completa ainda inclui peças casuais como camisetas, jaquetas e bonés.


Notícia Nike seleção brasileira masculina basquete uniforme camisa marca patrocínio marketing mercado