A empresa petroquímica Ineos é a nova patrocinadora máster do Nice, clube francês que terminou a Ligue 1 na sétima colocação na temporada 2018/2019. O contrato, que não teve os valores oficiais divulgados, será válido para a temporada 2019/2020.

Com o acordo, a equipe francesa volta a ter uma marca parceira no espaço principal da camisa. Na temporada passada, o Nice usou o peito do uniforme para promover seu fundo de doações que apoia crianças em situação de vulnerabilidade social. A última marca a ter o patrocínio máster do clube foi a provedora de seguros de saúde Mutuelles du Soleil em 2017/2018.

Pelo contrato, a Ineos também terá seu logotipo exposto no Estádio Allianz Riviera, assim como nos canais de mídia social do clube. Além disso, ganhará camarotes para receber convidados nos jogos que o Nice fizer em casa.

Foto: Reprodução / Twitter (@ogcnice)

O anúncio do patrocínio comprova o foco da empresa petroquímica no mercado esportivo em 2019. Em abril, a marca anunciou que assumiu os naming rights do Team Sky, uma das equipes de ciclismo mais tradicionais e vencedoras da história britânica e mundial, que perdeu o patrocínio da emissora de televisão por assinatura neste ano.

Depois, em maio, revelou que patrocinará a segunda tentativa do queniano Eliud Kipchoge de tentar fazer uma maratona em menos de duas horas, após o fracasso por pouco em 6 de maio de 2017, quando o atleta ficou a 26 segundos de alcançar o objetivo. 

A notícia ainda pode ser o sinal que faltava para uma mudança política importante que deve ocorrer dentro do Nice. Jim Ratcliffe, presidente e CEO da Ineos, vem sendo especulado há alguns meses como novo dono do clube, após iniciar as tratativas em fevereiro. O executivo estaria disposto a desembolsar € 100 milhões para ser o mandatário do clube, e o patrocínio máster parece ser uma prova de que o negócio está prestes a ser concluído.

Vale ressaltar que Jim Ratcliffe já é o principal acionista do FC Lausanne-Sport, que disputa a segunda divisão do futebol da Suíça. O irmão dele, Robert Ratcliffe, é o presidente do clube suíço e está bastante envolvido nas negociações com o atual dono do clube, o chinês naturalizado americano Chien Lee.


Notícia Nice Ineos patrocínio máster marketing mercado estratégia petroquímica ciclismo atletismo