A Liga Nacional de Basquete realiza na manhã desta segunda-feira (1o) o lançamento da temporada 2018/2019 do Novo Basquete Brasil. A grande novidade do evento no Paulistano será a apresentação dos parceiros de mídia do NBB Caixa na 11ª edição do campeonato. Num movimento inédito no mercado, a liga vai pulverizar a distribuição de conteúdo em diversas plataformas.

O Grupo Globo, que foi o principal parceiro de mídia desde o início da competição, não exibirá mais o torneio. Em troca, o NBB será a primeira liga transmitida por todos os canais além da Globo. Band, ESPN, BandSports e Fox Sports vão ter direito a um jogo exclusivo por rodada. Além disso, Twitter e Facebook, que já são parceiros da competição, também transmitirão uma partida exclusiva. 

Foto: Reprodução

Essa distribuição do conteúdo multiplataforma traz para o Brasil, pela primeira vez, o modelo americano de transmissão esportiva, que ajudou a consagrar as ligas americanas como as mais rentáveis do planeta. Em vez de concentrar a transmissão numa única emissora, o NBB optou por buscar o máximo de divulgação.

A liga distribuiu as transmissões ao longo da semana. Assim, as noites de segunda-feira serão do Facebook. Às terças, a ESPN fará sua estreia na transmissão das partidas. A quarta-feira será do Twitter. Na quinta-feira, será a vez do BandSports exibir os jogos. Já a sexta-feira será do Fox Sports, enquanto o sábado à tarde é da Band. A estreia da temporada será no dia 13/10, na Band, com rodada dupla.

Isso garantirá ao NBB uma exposição inédita na mídia. Apenas aos domingos não haverá uma transmissão do basquete nacional. Além da maior visibilidade à competição, a liga passará a ser a detentora de toda a transmissão dos jogos. As imagens serão geradas pela Liga Nacional de Basquete (LNB) e repassadas aos parceiros, que assim reduzirão os custos de produção do evento. O NBB ainda terá participação em venda de publicidade, num modelo similar ao que já é praticado nas transmissões da Band.

Leia Mais: Análise: NBB poderá mudar o esporte no Brasil

"Estamos muito animados com esse novo momento da Liga, que oferecerá seus conteúdos em uma multiplataforma de transmissão, permitindo aos fãs do NBB Caixa encontrar a melhor experiência na TV aberta, TV fechada e nas redes sociais. As mudanças comportamentais no consumo de conteúdos estão aceleradas com novas tecnologias e canais. A liga mantém sua vocação inovadora para encontrar formas de aprimorar a experiência dos fãs e os resultados dos nossos patrocinadores", afirmou João Fernando Rossi, presidente da Liga Nacional de Basquete.


Notícia NBB modelo transmissão Globo ESPN Band BandSports Fox Sports Facebook Twitter basquete mídia estratégia gestão marketing