A NBA é a marca esportiva mais poderosa do mundo atualmente. A conclusão é do índice POWA, que tem como objetivo coletar dados de patrocínios da indústria esportiva. Para chegar ao topo, a liga basquete dos Estados Unidos deixou para trás concorrentes de peso como NFL, Fórmula 1 e o Barcelona.

Em seu site oficial, o índice POWA se autointitula como “o primeiro motor de avaliação de patrocínio esportivo em tempo real e orientado por dados do mundo”, que “fornece uma visão holística do mercado, incorporando mídia tradicional, plataformas digitais e interações de fãs”.

Foto: Reprodução / Twitter (@Lakers)

A ideia é mapear o impacto comercial das marcas ligadas ao esporte que possuem direitos de patrocínio. Atualmente, o índice analisa cerca de 2,4 trilhões de dados por dia, em 60 conjuntos exclusivos, filtrando-os em painéis personalizados para que os profissionais interessados possam concentrar suas energias na conquista de estratégias de patrocínio.

De acordo com o índice, quem liderava até o início da temporada 2018/2019 do futebol europeu era o Real Madrid. No entanto, a saída de Cristiano Ronaldo causou um impacto negativo, o que fez com que a NBA, ajudada pela mudança de LeBron James para o Los Angeles Lakers, ultrapassasse o clube espanhol, que caiu para segundo.

O Top 20 ainda conta com diversos clubes de futebol, além de ligas europeias de futebol, uma liga asiática, ligas de esportes americanos, franquia da NFL, Fórmula 1 e até a Copa do Mundo. Não há, no entanto, nenhuma das 30 franquias da NBA até a 20a posição.

Veja abaixo a relação das 20 marcas esportivas mais poderosas do mundo atualmente:

Foto: Reprodução / Site (powaindex.com)


Notícia Patrocínio marketing mercado NBA POWA índice NFL Real Madrid Barcelona