A NBA anunciou nesta quinta-feira (21) que realizará, entre março e junho, a terceira temporada da Jr. NBA League, liga escolar organizada pela entidade no Brasil. Neste ano, o torneio, que será disputado em São Paulo e segue o formato da liga profissional, terá mais de 700 atletas de 30 times masculinos e 18 femininos. Ao todo, são 48 equipes (de escolas públicas, colégios particulares e projetos sociais), seis a mais do que no ano passado.

Como já é tradição, cada instituição representa uma franquia da liga de basquete dos Estados Unidos. Os atletas participarão do "Combine" no dia 30 deste mês e, depois, do "Draft", que acontecerá no 17 de abril e definirá a tabela da competição. Haverá temporada regular, playoffs e finais. O jogo decisivo está marcado para 16 de junho.

Assim como na NBA, a organização escolherá o MVP da competição, além de entregar um troféu à equipe campeã e anéis a cada um dos atletas do time vencedor. Em 2019, o torneio tem como patrocinadores a New Era e a Gatorade.

Foto: Gaspar Nobrega / Inovafoto

"Chegamos à terceira edição muito felizes com o que foi feito até hoje, com tudo que vimos nos últimos anos: o empenho das equipes, o alto nível do jogo, a paixão de meninos e meninas, o orgulho de representar suas equipes. Temos muitas expectativas para que 2019 seja um sucesso ainda maior, pois a competição cresceu e temos uma presença mais forte no feminino. Reunir essa garotada em torno do esporte, combinando valores, educação e prática esportiva, é algo fantástico e que define o que essa plataforma tem como objetivo. Estamos muito ansiosos para que comece logo o campeonato", declarou Rodrigo Vicentini, head da NBA no Brasil.

A Jr. NBA League é um programa global de basquete juvenil promovido pela NBA para ensinar as habilidades fundamentais e os valores fundamentais do jogo (liderança, trabalho em equipe, respeito e determinação) no nível básico em um esforço para ajudar no desenvolvimento e na manutenção de uma vida saudável. A metodologia é baseada em valores morais que tem como propósito ajudar na formação de caráter, conciliando educação e prática esportiva, e na melhora da experiência de basquete para jogadores (6 a 17 anos), pais e treinadores.

Atualmente, o programa está presente em mais de 50 países, como Espanha, Sérvia, Rússia, Itália, Quênia, Turquia, Argentina, México, Inglaterra, Vietnã, Filipinas e África do Sul. No Brasil, o Colégio Bandeirantes ganhou as duas edições anteriores. Em 2017, a escola representou o New Orleans Pelicans, enquanto, no ano seguinte, sagrou-se bicampeã vestindo a camisa do Miami Heat.


Notícia NBA Jr. NBA League basquete marketing escola colégio programa