Em dezembro de 2018, a Máquina do Esporte informou que a Nascar havia decidido mudar sua estratégia de patrocínio com o intuito de voltar a crescer no mercado do automobilismo americano. À época, a ideia era introduzir um sistema de parceria em camadas, modelo parecido com o adotado pela NCAA, o basquete universitário do país. Em 2019, no entanto, pouca coisa foi modificada.

Para 2020, o cenário já parece bem diferente. A categoria rechaçou uma renovação de contrato com a marca de energéticos Monster Energy, que detinha os naming rights da Nascar Cup Series. E, em um segundo passo, finalmente colocará em prática aquela estratégia pensada no final do ano passado ao pegar quatro marcas já parceiras e alçá-las à condição de patrocinadoras premium.

A primeira delas, a Geico, também já havia sido noticiada na Máquina do Esporte no último mês de outubro. A empresa de seguros de automóveis se tornou parceira oficial da Nascar em março deste ano e, agora, virou parceira premium ao lado de Coca-Cola (patrocinadora da categoria desde 1998), Busch Beer (parceira oficial desde 2018) e Xfinity (subsidiária da Comcast e parceira desde 2015).

Foto: Reprodução / Twitter (@NASCAR)

Segundo a imprensa americana, a Nascar espera que a mudança traga vários benefícios estratégicos, que incluem maiores oportunidades de ativação para marcas em todo o esporte, com os quatro principais parceiros definidos para desempenhar um papel fundamental nas iniciativas de marketing relacionadas ao consumidor e ao desenvolvimento do número de fãs.

O novo modelo inclui ativos premium para as quatro marcas se envolverem com os fãs, sendo que cada uma delas possui uma presença distinta conectada à Nascar Cup Series Championship Race e All-Star Race. Além disso, Geico, Coca-Cola, Busch Beer e Xfinity ganharão destaque nos ativos digitais e físicos da categoria, além de integrações nas transmissões ao vivo.

"Este foi um ano monumental para o nosso esporte, destacado por mudanças significativas em nosso modelo de negócios para garantir viabilidade e crescimento a longo prazo. Para começarmos este novo capítulo, juntamo-nos a quatro marcas incríveis com histórias profundamente enraizadas em todos os níveis do nosso esporte. Estamos honrados em ter esse grupo de elite representando nossa Nascar Cup Series nos próximos anos”, declarou Steve Phelps, presidente da Nascar.

“Este novo modelo fornecerá aos nossos principais parceiros um nível elevado de integração e visibilidade em todos os aspectos do nosso esporte. Cada um desses parceiros demonstrou seu compromisso com a nossa base de fãs leais à marca, e estamos entusiasmados com a forma como essas marcas elevarão a Nascar Cup Series", acrescentou Daryl Wolfe, vice-presidente executivo e diretor de vendas e operações da Nascar.

No Twitter, a categoria fez questão de anunciar cada uma das quatro marcas com um pequeno vídeo personalizado. Assista abaixo:


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