Foto: Divulgação

O Museu do Futebol trará uma novidade para a transmissão do jogo entre Brasil e Bélgica, válido pelas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia, nesta sexta-feira (6), às 15h. A partida terá narração e audiodescrição específicas para que se torne acessível a cegos e pessoas com baixa visão.

A iniciativa tem parceria com a empresa especializada em audiodescrição “Ver com Palavras” e faz parte de um trabalho feito pelo Museu do Futebol para ser mais inclusivo e acessível.

Para que tudo corra o melhor possível, Livia Motta e Laércio Santanna, da “Ver com Palavras”, prepararam o jornalista e narrador Maurício Bonato, que será o responsável pela transmissão.

Jornalista há 22 anos e narrador nos últimos 14, Bonato já transmitiu três Copas do Mundo (2006, 2010 e 2014). Experiente, já passou por Band, Sky, Sports+, FX, TV+ ABC, Rádio Capital e Rádio Bandeirantes. Atualmente, trabalha no canal BandSports, mesmo local em que começou a carreira de narrador nos Jogos Olímpicos de 2004.

Foto: Maurício Bonato (Arquivo Pessoal)

“Será uma experiência completamente nova na minha carreira e que me deixa muito feliz. Vou fazer a narração como sempre fiz, usando as técnicas de sempre, mas, dentro dela, será colocada a audiodescrição, justamente para ajudar as pessoas com deficiência visual a entender o que está acontecendo no jogo. Não será uma narração de televisão nem de rádio, mas sim um meio-termo com audiodescrição”, explicou o narrador.

Na mesma linha da ação com a “Ver com Palavras”, o Museu do Futebol ainda apresentou nesta quinta-feira (5) uma parceria com a SMPED (Secretaria Municipal de Pessoas com Deficiência) para oferecer visitas educativas a pessoas com deficiência. O projeto integra o programa “Cultura Inclusiva”, lançado em 2018, e terá duas edições por mês entre julho e dezembro deste ano.

A transmissão de Brasil x Bélgica será feita com microfone aberto e estará liberada para todo o público presente. Segundo o Museu do Futebol, um grupo de pelo menos 40 pessoas cegas ou com baixa visão já agendou presença.


Notícia Copa do Mundo Museu do Futebol Maurício Bonato transmissão narração cegos mídia Brasil x Bélgica