O ministro Marx Beltrão com Marco Polo del Nero

O Ministério do Turismo encaminhou proposta à CBF para a abertura, em parceria, de museus de futebol nos principais estádios brasileiros. A ideia foi trazida pelo ministro Marx Beltrão, que se reuniu nesta terça-feira (dia 24) com o presidente da confederação, Marco Polo del Nero.

Semana passada, o político visitou o estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid, atração turística com maior faturamento da capital espanhola. Em 2016, o clube arrecadou € 16 milhões apenas com visitas ao acervo do time, dono de 11 títulos da Liga dos Campeões. O faturamento do museu da equipe é maior do que de os conhecidos Museu do Prado e Museu Reina Sofia.

“Estamos no pais do futebol. Por isso, nada mais justo que trabalhar os estádios turisticamente, atraindo visitantes do país e de todo o mundo para conhecer mais a fundo nosso futebol. Acredito que temos um potencial enorme a ser explorado nesse campo", afirmou Beltrão, sugerindo o uso dos estádios da Copa de 2014 como palco de acervos e exposições.

A proposta do ministério é, em parceria com a CBF, governos estaduais e iniciativa privada, equipar as arenas com museus, restaurantes e lojas para servir os turistas. A ideia obteve o apoio de Del Nero, que sugeriu o Maracanã como local para iniciar a colaboração. “O Rio de Janeiro poderia servir como um projeto piloto, que depois seria replicado para outros Estados.”

O ministro também visitou o Museu da Seleção Brasileira, que fica na sede da CBF. “Estou impressionado com o que vi aqui. Esse museu não perde para nenhum do mundo, precisamos incluir esse espaço nos roteiros turísticos do Rio", disse Beltrão. 


Notícia Ministério do Turismo Museu do Futebol Arenas Copa do Mundo 2014