Cada vez mais adepto da tecnologia a serviço do esporte, o Manchester City lançou nesta segunda-feira (20) um wearable de pulso para os fãs do clube. Batizada de “Fantom”, a plataforma “fan-tech” baseada em inteligência artificial foi feita em parceria com a startup sueca Turnpike e vai oferecer aos torcedores uma variedade de informações sobre os Citizens, como lances e estatísticas de partidas em tempo real, notícias atualizadas, enquetes e quizzes.

O produto é visto como um meio discreto de exibir o “Fantom”, já que ele fica no pulso ao invés de aparecer em uma camiseta, por exemplo. A Turnpike trabalhou em estreita colaboração com o clube inglês no dispositivo, que chegou a passar por um teste com fãs do clube no ano passado.

Foto: Divulgação

De acordo com o City, o Fantom é equipado com recursos de comunicação por campo de proximidade (NFC, na sigla em inglês), tecnologia que permite a troca de informações sem fio e de forma segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro. Dessa forma, a tecnologia possibilita que um torcedor do clube saiba quando outro torcedor está próximo e ainda consegue fazer o armazenamento e o pagamento de ingressos.

“O Fantom é uma espécie de telégrafo instantâneo em seu pulso, fazendo com que você se sinta conectado a tudo que acontece ao redor do clube. Para o clube, é incrivelmente empolgante, pois permite que ele compreenda e alcance seus fãs mais leais de uma maneira totalmente personalizada, sem canibalizar vendas, relacionamentos ou canais existentes”, afirmou o cofundador do wearable, Carl Norberg.

“Todas as partes do Fantom são projetadas do zero. Tudo é feito sob medida, desde os chipsets e design industrial até o sistema operacional e a experiência do usuário inovadora com o único foco de criar uma experiência de fã única. Nós vemos um enorme potencial para a plataforma”, declarou outro cofundador da tecnologia, Björn Ögren.

O objetivo dos idealizadores do Fantom é que outros clubes abracem a ideia em breve. Pelo lado do City, é mais uma maneira de chegar mais perto dos seus torcedores, sempre utilizando a tecnologia.


Notícia Manchester City Fantom Turnpike wearable plataforma tecnologia mercado torcida marketing