A conquista, em um intervalo de dois dias, dos títulos da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro, fez o Flamengo alcançar quase 2 milhões de pessoas a mais em seus perfis nas redes sociais. O levantamento feito pelo Ibope Repucom que monitora o alcance digital dos clubes brasileiros apontou um crescimento inédito do clube carioca, que agora soma mais de 27 milhões de inscrições em todas as suas redes oficiais.

Foi o 11º mês consecutivo de crescimento do Flamengo, que também bateu o recorde histórico de novos usuários em um único mês. Em novembro, quando o time ganhou os dois títulos, o Flamengo somou 1,8 milhão de novas inscrições, batendo e ampliando em 117% o recorde anterior, que também era do clube, de 828 mil inscritos no mês de outubro.

Novembro foi tão fora da curva para o aumento do alcance flamenguista que a quantidade de novos seguidores obtida no mês superou o volume total de seguidores de 28 clubes nacionais, entre os 45 monitorados regularmente no levantamento do instituto.

Foto: Reprodução / Twitter (@Flamengo)

Considerando o período entre janeiro e novembro, o Flamengo viu suas redes sociais crescerem 28% e superarem seu próprio resultado geral de 2018 em mais de 250%. O rubro-negro também foi líder em crescimento em todas as plataformas. No Instagram, foram 1,2 milhão de novas inscrições, no YouTube, 270 mil, além de 180 mil no Twitter e 149 mil em sua página oficial no Facebook.

O Corinthians é atualmente o segundo clube no crescimento geral do ano, com 176 mil novos seguidores, sendo 82% proveniente de sua conta oficial no Instagram. O clube paulista também é o vice-líder geral no país, com quase 23 milhões de seguidores na soma dos perfis no Instagram, Twitter, Facebook e YouTube.

Pelo segundo mês consecutivo, o Vasco ficou entre os maiores crescimentos absolutos. Com seu desempenho durante o mês de novembro, o clube obteve o 3º lugar em crescimento mensal, somando 114 mil novos seguidores no período. Os vascaínos também conquistaram uma posição no ranking, ao ultrapassarem o Atlético Mineiro e assumirem a 7ª posição geral.

Desde julho de 2019 sem figurar no Top 5 de maiores crescimentos, o Santos conquistou o quarto lugar ao somar 70 mil novas inscrições em novembro. O Palmeiras obteve um resultado muito próximo ao santista, fechando o grupo dos cinco clubes com maiores crescimentos ao somar 69 mil curtidas no período.


Notícia Ranking digital novembro mercado redes sociais YouTube Instagram Twitter Facebook Flamengo Corinthians Vasco Santos Palmeiras