A LaLiga, empresa gestora das duas principais divisões do Campeonato Espanhol, decidiu fechar um acordo com o YouTube para transmitir a segunda divisão espanhola de graça pela rede social de vídeos. O canal da própria liga será usado para promover as transmissões ao vivo dos jogos.

O acordo inclui mais de 150 países e prevê a transmissão em inglês dos jogos. Segundo o que foi divulgado pela LaLiga, o acordo inclui países em regiões como África, Ásia, Europa e as Américas, em que não há nenhum detentor de direitos de transmissão. Dois dos países envolvidos no negócio são Inglaterra e Austrália.

A ideia dos executivos da liga é permitir que torcedores apaixonados pelo futebol espanhol acompanhem gratuitamente a competição.

"A forma como consumimos esporte ao vivo está mudando com uma geração de novos detentores de direitos on-line, e estamos comprometidos a usar esse tipo de meio para ampliar o alcance de nossas competições", afirmou, em comunicado à imprensa, Melcior Soler, diretor de audiovisual da LaLiga.

Além dos 11 jogos por rodada transmitidos semanalmente, a liga produzirá um programa de 52 minutos de duração com os melhores momentos das partidas. Esse conteúdo, porém, só será exibido onde não houver detentores de direitos. 

"Esse movimento vai reforçar o alcance global da La Liga 1|2|3, alcançando um audiência global e completamente nova, utilizando-se de um formato que tem grande apelo para o público", complementou Soler.

Na Espanha, a segunda divisão da liga espanhola seguirá a ser transmitida pelos atuais detentores dos direitos: beIN Connect, Orange, Telecable, Telefónica e Sky. No Brasil, não há previsão de transmissão dessas partidas.


Notícia Mídia Marketing LaLiga YouTube