O Flamengo tem a maior torcida do país. E deve continuar por mais alguns anos nessa liderança. A Máquina do Esporte obteve o detalhamento da pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta terça-feira (17) em que foi feita às pessoas a pergunta sobre qual era o time de futebol de preferência delas.

Nela, o Flamengo tem, na faixa etária mais jovem da pesquisa, a maior distância sobre o vice-líder Corinthians. Entre os torcedores de 16 a 24 anos, o time rubro-negro tem 25% da preferência, enquanto a equipe paulista soma 16%. Nas outras faixas etárias, o Flamengo lidera, mas sem a mesma folga: tem 22% contra 18% nos torcedores entre 25 e 34 anos; 22% a 15% na faixa entre 35 e 44 anos; 19% a 11% na torcida entre 45 e 59 anos; e 12% a 11% nos torcedores com mais de 60 anos.

Foto: Reprodução

No cômputo geral, o clube carioca ratificou a liderança entre as torcidas do Brasil. O Flamengo tem 20% da preferência do torcedor, contra 14% do Corinthians e 8% do São Paulo, os três primeiros colocados. Em quarto lugar está o Palmeiras (6%), seguido de Grêmio, Vasco e Cruzeiro, todos com 4% da preferência do torcedor.

A pesquisa do Datafolha foi realizada nos dias 29 e 30 de agosto, com 2.878 pessoas em 175 municípios do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo. Isso faz com que o Flamengo lidere sozinho o ranking.

LEIA MAIS: Análise: Temos de ir além do tamanho da torcida

Em relação à renda média do torcedor, o clube carioca é o líder disparado entre os mais pobres e também entre os mais ricos. O Flamengo tem 22% da torcida entre as famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. Ele bate com folga Corinthians (13%), São Paulo (6%) e Palmeiras (5%). Do lado dos mais ricos, a situação é ainda mais favorável: entre os que ganham mais de dez salários mínimos, 24% são flamenguistas, 10% corintianos, 8% são-paulinos e 7% palmeirenses.

O Flamengo só perde a liderança na população que fatura entre 5 e 10 salários. Nesse quesito, o líder é o Corinthians (17%), um ponto à frente do time carioca. O terceiro colocado é o São Paulo (8%), seguido de palmeirenses e vascaínos (5%).

Em relação à região do país, a liderança rubro-negra se consolida no Nordeste (27% da preferência, contra apenas 9% do Corinthians), no Norte (39% para os cariocas e 10% para os paulistas) e no Centro-Oeste (28% a 18%). No Sudeste, o Corinthians liderou a enquete (18% contra 17%). No Sul, a dupla Grêmio (23%) e Internacional (17%) estão à frente na preferência. O Corinthians aparece em terceiro no ranking da região (11%), enquanto o Flamengo é o quarto colocado (4%).


Notícia Datafolha pesquisa torcida clubes futebol Flamengo Corinthians São Paulo Palmeiras