A Japan House, casa temática do país asiático instalada em São Paulo, vai aproveitar a Copa América para promover uma série de encontros e transmissões dos jogos do Japão dentro da competição que começa nesta sexta-feira (14). As ações serão em parceria com o Consulado Geral do Japão em São Paulo.

Para começar, neste domingo (16), haverá o painel de discussão "Intercâmbio cultural entre Brasil e Japão - Desenvolvimento de recursos humanos através do futebol". O evento, único que será exclusivo para convidados, terá a participação de Kohzo Tashima (presidente da Japan Football Association), Fernando Sarney (vice-presidente da CBF), Walter Feldman (secretário-geral da CBF) e César Sampaio (ex-jogador da seleção brasileira e do Yokohama Flugels e atual comentarista da ESPN). 

Japan House São Paulo (Foto: Rogério Cassimiro)

A partir da próxima segunda-feira (17), data da estreia da seleção japonesa diante do Chile, os eventos são abertos e gratuitos. Neste dia, por exemplo, haverá um debate com o ex-jogador Edmilson, que falará sobre o futebol japonês na atualidade e a relação que o país enxerga entre o esporte e a educação.

Depois, no dia 26, será feito um debate com ex-atletas e técnicos sobre o futebol no Brasil e no Japão. A palestra "Os atrativos do futebol japonês e brasileiro pelos jogadores e técnicos" será mediada por César Sampaio e contará com as presenças de Washington "Coração Valente", Careca, Bismarck, Yasutoshi Miura (ex-jogador da seleção japonesa) e Levir Culpi.

Nos dias de jogos do Japão (17, 20 e 24, contra Chile, Uruguai e Equador, respectivamente), além das transmissões das partidas ao vivo, a Japan House apresentará uma mostra de camisas da seleção japonesa composta por nove modelos que acompanham a evolução do uniforme, a partir da Copa do Mundo de 2002, que teve como uma das sedes o país asiático, até o modelo criado para o último Mundial, realizado em 2018 na Rússia.

Todas as ações fazem parte de um programa de diplomacia do governo japonês, que pretende aumentar a presença internacional do Japão na área esportiva, considerando que o país sediará vários eventos nos próximos anos. Entre os principais estão a Copa do Mundo de Rugby Union ainda em 2019, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020 em Tóquio e o World Master Games 2021 em Kansai.


Notícia Japan House São Paulo Copa América ações marketing mercado transmissões debates discussões palestras Brasil Japão