Christian Seifert (à esquerda) e Jorge Fernando Perdomo (à direita) assinaram acordo.

Foto: Divulgação / DFL

A Bundesliga quer abrir um mercado que nem imaginava há bem pouco tempo. A Liga de Futebol Alemã (DFL) assinou um acordo de cooperação com a División Mayor del Fútbol Colombiano (DIMAYOR) para iniciativas conjuntas nas áreas de esporte, gestão e marketing. E tudo isso tem um culpado: James Rodriguez.

O craque colombiano, artilheiro da última Copa do Mundo, realizada no Brasil, em 2014, foi emprestado pelo Real Madrid, onde vinha sendo pouco aproveitado, e desembarcou no Bayern de Munique. A chegada do jogador, seu status no futebol mundial e a aceitação por parte da torcida e da imprensa, de um modo geral, fez com que os homens que pensam o futebol alemão tivessem a ideia de abrir caminho no mercado colombiano.

Dessa forma, uma parceria até pouco tempo nem imaginada tornou-se realidade em questão de dias. Nesta quinta-feira (26), durante uma visita de representantes da DIMAYOR e de dez clubes colombianos a Frankfurt, o presidente da DFL, Christian Seifert, e o presidente da DIMAYOR, Jorge Fernando Perdomo, assinaram o acordo. Tudo para aproveitar o “efeito James Rodriguez” ao máximo e o mais rápido possível.

Neste sábado (28), os representantes colombianos ainda terão a oportunidade de visitar o novo centro de treinamento e desempenho do Bayern de Munique, além do estádio do clube, a Allianz Arena, para acompanhar a partida entre os donos da casa, com James Rodriguez em campo, e o RB Leipzig, pela 10a rodada da Bundesliga.

No domingo (29), ainda haverá tempo para uma visita ao centro de treinamento do Stuttgart, seguido do estádio do clube, a Mercedes-Benz Arena. Lá, os colombianos vão assistir a mais uma partida da Bundesliga, entre os donos da casa e o Freiburg.

De acordo com o site oficial da DFL, uma das primeiras ações da parceria em território colombiano será a visita de Lothar Matthäus, lenda do futebol alemão e capitão da seleção campeã na Copa do Mundo de 1990, a Bogotá, capital do país sul-americano, no final de novembro. A visita fará parte do “Bundesliga Legends Tour”, estratégia já utilizada diversas vezes pelo futebol alemão para expandir mercados ao redor do mundo.


Notícia Bundesliga Alemanha DFL futebol Colômbia James Rodriguez Bayern de Munique acordo cooperação DIMAYOR