Ainda sem ter chegado a um acordo para vender os direitos de transmissão do Campeonato Italiano no Brasil, a agência IMG decidiu que lançará um pacote de streaming da competição no país. O anúncio será feito até esta sexta-feira (17) pela agência, que a princípio promoverá a venda como uma espécie de “League Pass”, nos moldes do que as ligas americanas já realizam aqui no Brasil.

A decisão foi tomada pela agência por conta do impasse na negociação dos direitos do Italiano. Até o momento, não há um acerto financeiro com as emissoras de TV que negociam com a IMG. Quatro empresas mostraram interesse nos direitos: ESPN, Fox, Grupo Globo e RedeTV!, mas nenhum acordo foi fechado.

Como o campeonato começa neste final de semana, a agência decidiu dar ao torcedor a opção de assistir aos jogos pela internet. O negócio, porém, é diferente do adotado pela IMG na Europa. Recentemente, a agência anunciou a criação de uma plataforma de streaming para a Serie A na região da Escandinávia. O serviço, batizado de Strive, é o primeiro do gênero adotado pela IMG, que detém direitos sobre diversas competições esportivas em todo o mundo.

Por aqui, a agência decidiu adotar um outro caminho. Como pretende ainda negociar com as emissoras de TV, o serviço lançado será o “Serie A Pass”, que prevê a exibição de todos os jogos via internet e aplicativos para dispositivos móveis. Segundo apurou a Máquina do Esporte, se a IMG fechar acordo com as emissoras de TV, aí poderá rever quais partidas seriam exibidas pelo seu próprio serviço. 


Página para o cadastro de e-mail do "Serie A Pass", que será lançado pela IMG. Foto: Reprodução 

Por enquanto, a RAI, graças ao acordo que tem fechado na Itália, poderá exibir algumas partidas por rodada no Brasil. Os jogos, porém, são determinados pela liga e serão transmitidos com narração e comentários em italiano.

Os detalhes da operação da IMG deverão ser revelados até sexta-feira. Até o momento, apenas um pré-cadastro de e-mail pode ser feito pelo torcedor interessado em acompanhar às partidas do Italiano. Neste ano, a competição ganhou maior apelo ao público com a contratação de Cristiano Ronaldo pela Juventus.

Assista: Qual é a situação do streaming no Brasil?

Coincidentemente, a IMG também se tornou detentora dos direitos da Serie A nesta temporada, após a agência MP&Silva ter perdido a concorrência. A IMG pagou € 1 bilhão pelos direitos exclusivos de negociar o Italiano em todo o mundo de 2018 até 2021. O valor é o dobro do que pagava a antiga detentora, que durante 15 anos deteve a exclusividade na negociação do campeonato no mundo.


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