A Globosat, por meio da plataforma de insights Gente, vai lançar na quarta-feira, dia 22, o mini-documentário "Mulheres no Futebol", em que debate a presença feminina dentro do esporte a partir da visão de diversas personalidades.

Produzido em parceria com a Vox, o filme traz ex-jogadoras, jornalistas e torcedores falando sobre como a mulher foi se inserindo dentro do esporte mais popular do planeta.

“A Inclusão das mulheres no esporte acontece em paralelo a uma conquista social maior, que foi o empoderamento feminino ao longo do século XX.”, diz a psicóloga e pesquisadora do esporte Katia Rubio, em entrevista no documentário.

O material relembra a lei que proibiu o futebol feminino no Brasil por quase 40 anos e ainda a presença da primeira atleta brasileira em Olimpíadas, que só aconteceu no ano de 1932, com a participação da nadadora Maria Lenk.

Plataforma Gente tem sido usada pela Globosat para estudar comportamentos / Foto: Divulgação

“Fizemos esse minidocumentário com o objetivo de resgatar e debater a história das mulheres no universo esportivo. A Copa do Mundo vai colocar as atletas no centro do debate sobre empoderamento feminino, que ganha força a cada dia no esporte e em diversas áreas da sociedade”, afirma Francisco Freire, diretor executivo da Vox We Study People.

Esse é o primeiro documentário produzido pela plataforma Gente, que estuda o comportamento humano em diferentes segmentos da sociedade. O lançamento do documentário tem como objetivo pegar carona na discussão sobre a Copa do Mundo feminina, que será no próximo mês, na França.

 


Notícia