O ex-nadador e medalhista olímpico Gustavo Borges é um dos personagens principais de um gibi que instrui pais, clubes e até os próprios filhos sobre segurança nas piscinas. Batizada de "Amigos da Prevenção", a revistinha é uma parceria do ex-nadador com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e o Sindi Clube, representante sindical dos clubes esportivos, sociais, culturais e recreativos do estado de São Paulo.

O gibi traz cinco atitudes de segurança do programa "Piscina+Segura", que acontece durante todo o ano. De forma bem-humorada, as dicas são apresentadas pelo menino Gustavinho, a tartaruga Tatá e o caranguejo Kim. Elas se baseiam na palavra "Águas": "Atenção" 100% no filho, "Guarda-vidas" presente, "Urgência" de aprender a agir em situações de emergência, "Acesso restrito", usando a estratégia de cercar a piscina, e "Sucção" de cabelo e outras partes do corpo que devem ser evitadas com uso de ralo antiaprisionamento e facilidade para desligar a bomba da piscina.

Foto: Divulgação

"Foi, sem dúvida, uma ideia genial ensinar a pais e filhos as cinco atitudes que fornecem mais de 95% de segurança contra afogamentos em piscinas, em um trabalho primoroso do gibi 'Amigos da Prevenção' e no vídeo com o campeão Gustavo Borges. É uma campanha que eu acredito e que todos devem aderir, nesse importantíssimo trabalho que nos ajuda a reduzir acidentes", afirmou Paulo Movizzo, presidente do Sindi Clube.

"Como vem chegando o verão, é hora de intensificar nos clubes campanhas que instruam pais a tomar precauções básicas com seus filhos nas piscinas. Por essa razão, como somos uma entidade sem fins lucrativos, contamos com o apoio de nossos parceiros, nos ajudando a divulgar o gibi 'Amigos da Prevenção', criado com o objetivo de fazer pais e filhos aprenderem juntos as noções de segurança de uma forma lúdica", destacou Regis Amadeu, diretor de relações institucionais da Sobrasa.

Os clubes que quiserem se engajar na ação devem imprimir o PDF do gibi, que possui a metodologia de Gustavo Borges para uso nas piscinas. Outra maneira de ajudar é divulgar nas mídias sociais as ações de prevenção detalhadas pelo próprio Gustavo Borges no vídeo abaixo:

 


Notícia Gustavo Borges gibi prevenção piscinas segurança marketing ação mercado