A Copa do Nordeste terá um novo parceiro de mídia a partir da temporada 2019 do futebol brasileiro. O torneio de clubes passará a ser exibido pela Fox Sports, o que garantirá a exposição nacional da competição e a presença dos jogos em uma rede fechada de televisão.

O acordo ainda não foi anunciado oficialmente, mas a Máquina do Esporte apurou que o contrato já está acertado. Pelo acordo, a Fox Sports transmitirá a Copa do Nordeste pelos próximos três anos, ou seja, até a temporada de 2021. A emissora terá direito a exibir uma partida por rodada da competição.

Foto: Reprodução

Com a entrada da Fox Sports, a Copa do Nordeste ganha força para a próxima temporada. Com o fim do canal de televisão do Esporte Interativo em agosto, o torneio ficou em dúvida para os anos seguintes. A emissora da Turner mantinha os direitos de transmissão da competição e foi, na última década, a principal responsável pela manutenção e crescimento da disputa nordestina.

Em setembro, logo após o anúncio da decisão do Grupo Turner, no entanto, o SBT acertou acordo com a CBF para manter a transmissão dos jogos em rede aberta. A emissora exibirá as partidas da Copa do Nordeste em filiadas da região.

A Copa do Nordeste começará no dia 15 de janeiro, com um novo formato. A ideia é atrair mais torcedores, nos estádios e nas televisões, com uma chave que dá mais atenção a clássicos nacionais. A fase eliminatória foi reduzida.

A próxima edição do torneio também será marcada por desentendimentos entre os times sobre a cota de televisão. Neste ano, o Sport decidiu não disputar a competição, atitude que será repetida em 2019. Segundo o clube, o atual formato não é financeiramente interessante à equipe; a afirmação chegou a puxar outras agremiações e ainda coloca em dúvida a permanência de alguns clubes.

LEIA MAIS: Análise: Nordeste poderá ser exceção no Brasil

Pelo lado da Fox Sports, a presença da Copa do Nordeste fortalece a emissora como transmissora de produtos nacionais. O canal entrou no mercado brasileiro com a força da Conmebol Libertadores, mas sem torneios locais. Em 2017, a empresa fez um acordo com o SporTV para dividir direitos da competição sul-americana com a Copa do Brasil, que pertence à Globo.

Na próxima temporada, por outro lado, a Fox Sports não terá direito sobre a Copa Sul-Americana, que terá a participação de times como Corinthians, Fluminense e Santos. Apenas o DAZN, pela internet, exibirá o torneio.


Notícia Fox Sports Copa do Nordeste transmissão estratégia futebol mercado TV fechada SBT SporTV Globo