Nesta terça-feira (10), foi celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data que ganhou ainda mais visibilidade no Brasil após passar a fazer parte da campanha "Setembro Amarelo". Para lembrar a data, o Fortaleza divulgou um vídeo em suas redes sociais em que transmite uma mensagem de conscientização e valorização da vida.

LEIA MAIS: Fortaleza lança campanha contra homofobia nos estádios

O início do vídeo mostra jogadores do clube sofrendo lesões em campo. Em seguida, vem a mensagem: "Algumas dores são fáceis de identificar. Outras, não. Converse com quem você ama. Isso pode fazer toda a diferença". Na legenda, o clube enfatizou a importância da empatia, da conversa e da compreensão de familiares e amigos no processo de resgate da autoestima e confiança, além do auxílio na busca de ajuda profissional.

O clube já havia realizado uma ação sobre o tema em maio deste ano, em parceria com o Ministério Público do Ceará, que gerou impacto e engajamento da torcida. Logo após uma sequência de vitórias conquistadas pelo time, as paredes do Estádio Alcides Santos amanheceram pichadas com palavras e expressões como "Desisto", "É o fim", "Vergonha", "Acabou a Paz", "Basta" e "O terror vai começar". A explicação foi dada por Marcelo Paz, presidente do clube.

Foto: Divulgação / Fortaleza

"O Fortaleza passa por um bom momento, e as pichações nas sedes deixaram as pessoas com dúvidas: 'Por que isso?'. Às vezes, você observa alguém que está ali e parece bem, mas a pessoa está passando por uma depressão ou tem uma tristeza que pode gerar um pensamento suicida. Precisamos trabalhar a prevenção. Queremos lembrar de ter mais carinho, amor e gentileza com os que estão próximos da gente", declarou o mandatário.

O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio é uma data criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Federação Mundial para Saúde Mental (WFMH). No Brasil, o mês de conscientização foi criado em 2015.

De acordo com o relatório mais recente da OMS, divulgado na última segunda-feira (9), uma pessoa tira a própria vida a cada 40 segundos no mundo. No Brasil, a taxa é de 6,1 pessoas que se suicidam a cada 100 mil mortes, chegando a um total de 13.467 suicídios. Na campanha veiculada pelo Fortaleza, há mensagens que estimulam o diálogo e a percepção dos sintomas, dando ênfase à prevenção. 


Notícia Fortaleza Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio campanha gestão marketing Setembro Amarelo