Está confirmado: a Fórmula 1 chegará ao Vietnã. As conversas entre a Liberty Media, dona da categoria, e o governo vietnamita, que já vinham acontecendo desde janeiro, foram concluídas com sucesso. O país asiático receberá uma prova em um circuito de rua na capital Hanói a partir de 2020.

De acordo com o site da F1, o circuito será inspirado em alguns dos mais icônicos da história da categoria, como Mônaco, Nurburgring (Alemanha) e Suzuka (Japão). A prova será disputada no mês de abril, ou seja, fará parte da série de corridas marcadas para Ásia e Oceania que tradicionalmente abrem o calendário da Fórmula 1.

Foto: Reprodução / Twitter (@F1)

Com o acordo, a Liberty Media finalmente começa a pôr em prática o objetivo de chegar a novos mercados, estipulado desde que assumiu a Fórmula 1 entre o final de 2016 e o início de 2017. Para se ter uma ideia, uma prova na região da Escandinávia (com preferência pela Dinamarca) e uma segunda prova nos EUA (em Miami) também estão em pauta e sendo discutidas com as autoridades competentes.

“Desde que nos envolvemos neste esporte em 2017, falamos sobre o desenvolvimento de novas cidades de destino para ampliar o apelo da Fórmula 1. O Grande Prêmio do Vietnã é uma realização dessa ambição. Nossa equipe trabalhará para permitir um circuito que não apenas testará os pilotos mas também garantirá que nossos fãs aproveitem o espetáculo que é uma corrida de F1”, afirmou Chase Carey, presidente e CEO da Fórmula 1.

“Esta é mais uma demonstração da capacidade do Vietnã, como uma das economias que mais cresce no mundo, para sediar eventos em escala global e atrair turismo para o país. A Fórmula 1 oferecerá oportunidade para investimento interno no Vietnã e, principalmente, trará uma corrida empolgante e um grande espetáculo para o povo vietnamita”, declarou Nguyen Duc Chung, prefeito de Hanói.

Os valores das negociações e a duração do contrato não foram revelados. De acordo com veículos de imprensa asiáticos, tanto o governo como a população do Vietnã estão bastante empolgados com chegada da Fórmula 1 e prometem fazer da prova no país uma das mais emblemáticas a partir de 2020.


Notícia Fórmula 1 F1 Vietnã calendário mercado marketing gestão estratégia Liberty Media