O Ibope Repucom divulgou, nesta quinta-feira (5), o ranking digital atualizado dos clubes do futebol brasileiro. Os principais destaques de agosto ficaram por conta de Flamengo e São Paulo, o primeiro por conta da atual fase como líder do Brasileirão e classificado para a semifinal da Libertadores, e o segundo pela empolgação da torcida com a contratação do lateral-direito Daniel Alves.

Pelo oitavo mês consecutivo, o Flamengo foi o líder em crescimento absoluto. Durante todo o mês de agosto, a equipe somou 529 mil novos seguidores, maior marca já registrada pelo clube, quebrando a barreira de 24 milhões no combinado das quatro principais redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube). O clube carioca foi líder também em crescimento no Facebook (46 mil), no Twitter (76 mil) e no Instagram (348 mil), este último responsável por 66% do crescimento flamenguista no período.

Foto: Divulgação / Ibope Repucom

O São Paulo obteve o segundo maior crescimento geral no período, com 349 mil novos seguidores. Em agosto, o time paulista obteve o maior crescimento do time nas redes sociais desde julho de 2016, quatro vezes maior que a média mensal do clube em 2019. O desempenho no YouTube também merece destaque: a SPFCtv foi a líder entre os clubes brasileiros ao somar 126 mil novos inscritos durante o mês passado, alcançando o maior crescimento mensal de um clube de futebol nesta rede em toda a série histórica do ranking digital.

Em terceiro lugar no geral ficou o Corinthians, com 178 mil novos seguidores em agosto. O principal destaque alvinegro ficou por conta do Twitter, já que o clube ultrapassou 6 milhões de seguidores na rede social, sendo o primeiro brasileiro a conseguir tal feito. Além disso, também transpôs as barreiras de 4 milhões de seguidores no Instagram (segundo a fazer isso após o Flamengo) e 1 milhão no YouTube (quarto a alcançar a marca após Flamengo, Palmeiras e São Paulo).

O Top 5 de crescimento geral em agosto foi preenchido ainda por Grêmio (117 mil novos seguidores) e Palmeiras (99 mil novos seguidores). O clube paulista conseguiu ultrapassar a marca de 2 milhões de seguidores no Instagram no período.

Por último, o Ibope Repucom ainda destacou o Vasco, que chegou à marca de 1 milhão de seguidores no Instagram, tornando-se o nono clube nacional a atingir este volume de inscritos na plataforma que tem sido responsável pela maior participação de novos seguidores para os clubes de futebol do país.


Notícia Ibope Repucom ranking digital redes sociais mídia Instagram Facebook Twitter YouTube Flamengo São Paulo