A Buser, patrocinadora do Flamengo desde o final de julho, fará, em parceria com o clube, uma ação alusiva ao Outubro Rosa na próxima semana. Com o objetivo de chamar atenção para a importância do autoexame que ajuda na prevenção do câncer de mama, serão distribuídos lenços para mulheres que enfrentam tratamento de quimioterapia em hospitais do Rio de Janeiro.

A campanha será dividida em duas etapas. A primeira será colocada em prática na próxima segunda-feira (21), no Hospital Federal do Andaraí e também no Hospital Federal dos Servidores do Estado. A ação contará com a participação de diversas atletas rubro-negras, entre elas a campeã olímpica Sarah Menezes (judô), Nathalia Almeida (natação) e Milena Viana (remo). 

Na quarta-feira (23), será a vez do Hospital Central da Polícia Militar receber a distribuição dos lenços. Nesse dia, o Flamengo será representado por Lorena Molinos e Duda Miccuci (nado artístico), além de Sâmia Pryscila e Bruna (futebol).

Foto: Divulgação / Buser

"Esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre as mulheres. Seu controle requer ações articuladas em todos os níveis de atenção, desde a promoção da saúde até os cuidados paliativos. Portanto, a Buser trabalha o combate e a prevenção, e procura promover a conscientização para o autoexame", destacou Fátima Bana, diretora de marketing da plataforma on-line de fretamento colaborativo de ônibus.

"É nosso papel utilizar a força do Flamengo para abordar questões de responsabilidade social e, assim, chamar atenção para uma campanha internacional e de interesse público, como é o caso do Outubro Rosa. Por conta disso, realizamos essas ações com o intuito de incentivar as mulheres a buscarem a prevenção e a atualização de seus exames, pois o diagnóstico precoce pode salvar vidas", afirmou Camila Nascimento, gerente de responsabilidade social do clube carioca.

Atualmente, o câncer de mama é considerado o segundo tipo mais comum entre as mulheres, correspondendo a cerca de 25% dos novos casos por ano. Na maioria das vezes, a doença pode ser percebida nas fases iniciais, por meio de sinais como nódulo fixo e geralmente indolor que é a principal manifestação. Outros sintomas são a pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com uma casca de laranja, e a saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.  

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos como a prática de atividades físicas, alimentação saudável e o não consumo de cigarros e bebidas alcoólicas.

Foto: Divulgação / Buser


Notícia Flamengo Buser Outubro Rosa prevenção combate câncer de mama hospitais lenços patrocínio marketing ação ativação Rio de Janeiro