A polêmica decisão do Campeonato Paulista, entre Palmeiras e Corinthians, rendeu para a Globo a maior audiência do futebol desde a final da Copa Libertadores de 2012, que rendeu o título inédito ao Corinthians (o jogo contra o Boca Juniors teve 48 pontos de audiência).

O duelo do Paulistão teve 43 pontos de média na medição do Ibope, com 69% das televisões ligadas no jogo, que terminou com vitória corintiana nas cobranças de pênaltis.

O resultado bateu o próprio recorde anterior do Paulistão, quando a semifinal entre Corinthians e São Paulo, na quarta-feira à noite (dia em que os índices geralmente são mais altos) alcançou 42 pontos na medição do Ibope.


Lance durante Palmeiras x Corinthians - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

O bom desempenho no Ibope atesta a máxima de que o torcedor costuma dar mais atenção a jogos de mata-mata e que tenham grandes rivalidades envolvidas. Desde 1999 que Palmeiras e Corinthians não decidiam o Paulistão.

A alta na audiência também pode ser explicada pelo fato de a Globo não ter concorrência de nenhuma outra TV aberta durante a transmissão do jogo, que foi exibido também pelo canal fechado Sportv.

Cada ponto no Ibope equivale a equivale a 201.601 pessoas (71.855 residências). Isso significa que o jogo decisivo foi visto por 8,7 milhões de pessoas na Grande São Paulo, aproximadamente.


Notícia Corinthians Mídia Globo Audiência Paulistão Palmeiras